Coisas da Chapada Diamantina

Curiosidades sobre o mundo subterrâneo da Chapada Diamantina na Bahia

A Chapada Diamantina é bastante conhecida por sua paisagem encantadora, mas além da vista de morros e cachoeiras, há ainda muito beleza no mundo subterrâneo desta região. Cheia de grutas com grandes salões subterrâneos, onde é possível caminhar por horas seguidas, neste ambiente misterioso já foram encontrados pinturas rupestres, espécies animais únicos e até mesmos o fóssil de uma preguiça gigante de 4,5 metros.

Esqueletos pré-históricos – Pelo menos 14 espécies de animais tiveram fósseis resgatados a 15,5 m de profundidade na caverna do Poço Azul, localizado no município de Nova Redenção. Entre eles, o esqueleto quase completo da preguiça terrícola: um mamífero herbívoro que viveu nesta região cerca de 11 mil anos atrás e chegava a medir 6 m de comprimento. Impressionante, não é mesmo?

Flor geológica – Já no município de Iraquara, está a nona maior gruta do Brasil e uma das mais ornamentadas da região: a Torrinha, com suas pinturas rupestres, diversas curiosidades geológicas e impressionantes 12,5 Km de extensão. A caverna abriga, também, a segunda maior flor de aragonita (formações semelhantes a flores de vidro) de todo o mundo. Um lindo símbolo do mundo subterrâneo da Chapada Diamantina.

Peixe pequeno, grande descoberta – Outra curiosidade é um peixe raro de apenas 4,5 cm em média, mas de enorme  importância para a ciência. O bagre albino habita a lagoa de algumas cavernas, entre elas o Poço Encantado, localizado em Itaetê. Cego, este peixe se guia por  três antenas e alimenta-se dos detritos encontrados na gruta. Por ter se desenvolvido em ambiente isolado de outras espécies, o peixe é pode fornecer importantes informações sobre a evolução das espécies e adaptação.

A grande maioria das grutas da Chapada Diamantina está concentrada nos municípios de Palmeiras e Iraquara e possuem quilômetros de extensão, formando  verdadeiros mundos subterrâneos. Dentre as que estão abertas a visitação, as principais são: Gruta do Lapão (Lençóis), Gruta do Castelo (Vale do Pati), Gruta da Lapa Doce  (Iraquara); Pratinha, Gruta Azul e Gruta do Rio Pratinha (Fazenda Pratinha, em Iraquara); Torrinha (Iraquara); Gruta da Fumaça ou Fumacinha (Iraquara), Poço Azul (Nova Redenção), Lapa do Bode (Itaetê) e Poço Encantado (Itaetê).

Pacotes com Transfers

Chapada Diamantina: considerada um dos ecossistemas mais ricos do mundo

Escolha seu Pacote Agora


CADASTUR é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo

Certificado de Excelência

Chapada Adventure Daniel Certificado de Excelência2016Certificado de Excelência2017Certificado de Excelência2018Certificado de Excelência2019


Central de Atendimento

Chapada Adventure Daniel CHAPADA ADVENTURE DANIEL - CNPJ 04.168.077/0001-26
Praça Horácio de Matos, n° 114, Centro, Lençóis - Chapada Diamantina - Bahia -Brasil
CHAPADA ADVENTURE DANIEL © 2019. Todos os direitos reservados.