Fundada no fim do século XVIII, Mucugê é uma das cidades mais antigas da Chapada Diamantina. A arquitetura se destaca pela beleza dos casarões coloniais de estilo português e atualmente o local vive de duas atividades econômicas: turismo e agronegócio.
Nos últimos três anos, Mucugê diversificou o calendário de eventos e festas, tornando-se um dos destinos mais procurados no período de São João e promovendo anualmente a Feira Literária de Mucugê, Festival de Forró e o Festival Gastronômico, além de eventos esportivos.
Mucugê abriga o Parque Municipal de Mucugê (Projeto Sempre Viva), com uma área de 270 hectares, que trabalha com várias atividades, tais como: pesquisa em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana para a reprodução de uma espécie endêmica de sempre-viva (Syngonanthus mucugensis A.Giulietti) que está ameaçada de extinção; geoprocessamento e confecção de mapas temáticos; educação ambiental; e coletas de plantas. Já foram catalogadas mais de mil plantas no herbário do parque.
Entre os atrativos naturais mais conhecidos de Mucugê, estão Cachoeira dos Funis, das Andorinhas, Cânion das Sete Quedas, Mar de Espanha, Cachoeira da Sibéria e Cachoeira do Cardoso.