Turismo gastronômico: conheça as comidas típicas da Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é um lugar encantador pelas suas paisagens naturais, cultura fascinantes e também pela sua gastronomia diversificada e experimental. As comidas típicas da região carregam muita história e tradição dos garimpeiros, além de valorizar a cultura nordestina e os alimentos orgânicos produzidos no local.

1. Godó de banana – Restaurante Quilombola (Lénçóis)

Um dos pratos mais famosos do Restaurante Quilombola, essa receita típica da Chapada Diamantina foi criada pelos garimpeiros e trata-se de um ensopado feito com carne de sol e banana-verde, acompanhado de arroz, feijão, farofa e salada. Vale a pena experimentar!

2. Pastel de jaca (Vale do Capão)

Vai ao Vale do Capão? Não deixe de experimentar o famoso Pastel de Jaca! O recheio do pastel é feito de palmito de jaca, que é o broto da fruta verde que assemelha-se ao palmito. Além do pastel, o palmito também é utilizado na gastronomia local no recheio de outros tipos de salgados e também no preparo de moquecas.

3. Pizza do capão – Pizzaria Capão Grande (Vale do Capão)

No Vale do Capão você também encontra uma das pizzas mais deliciosas e famosas da Chapada Diamantina. Trata-se de uma pizza artesanal e de massa integral servida na Pizzaria Capão Grande, cujo cardápio apresenta apenas 2 sabores: pizza salgada e pizza doce. Uma dica: experimente o mel com pimenta, um mel levemente apimentado e de produção local, que acrescenta um sabor especial às pizzas!

4.  Doces D´Afra (Campos do São João)

Passada de mãe para filha, a fábrica de doces D’Afra existe desde 1953, em Campos de São João, distrito de Palmeiras, na Bahia. Em um casarão de mais de 200 anos são feitos mais de 10 sabores e tipos de doces artesanais diferentes.

5. Galinha caipira (Vale do Pati)

No coração do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o Vale do Pati atrai turistas de diversos lugares do Brasil e do mundo pela beleza exuberante, mas além das trilhas encantadoras lá você encontra um dos mais famosos pratos típicos da região: a galinha caipira cozida, tradicionalmente acompanhada de pirão.

6. Doces da Doceria Pavê e Comê (Lençóis – BA)

Localizada em Lençóis, a doceria Pavê e Comê oferece doces caseiros há mais de 20 anos. São pavês, sorvetes, bolos e cafés bem servidos pela proprietária Dona Sônia, que além de ser uma doceira de mão cheia ainda é super atenciosa e simpática com os clientes.

7. Farofa de garimpeiro

A base deste prato típico da época do garimpo é carne de sol frita e junto com bastante tempero e farinha de mandioca se torna uma farofa, que depois é prensada como uma paçoca.

8. Cortado de palma (Fazenda Pratinha – Iraquara)

A palma é um tipo de cacto muito comum no semiárido nordestino, com alto valor nutricional, utilizada para alimentar animais e em diversos pratos da culinária local. Um dos mais famosos é o cortado de palma, que é um refogado feito com a palma cortada em pequenos cubos, servido como acompanhamento de diversos pratos regionais.

 A foto acima é de um excelente tira gosto do restaurante El Jamiro que fica em LençóisChapada Diamantina.

Pacotes com Transfers

Chapada Diamantina: considerada um dos ecossistemas mais ricos do mundo

Escolha seu Pacote Agora


CADASTUR é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo

Certificado de Excelência

Chapada Adventure Daniel Certificado de Excelência2016Certificado de Excelência2017Certificado de Excelência2018Certificado de Excelência2019


Central de Atendimento

Chapada Adventure Daniel CHAPADA ADVENTURE DANIEL - CNPJ 15.642.280/0001-09
Praça Horácio de Matos, n° 114, Centro, Lençóis - Chapada Diamantina - Bahia -Brasil
CHAPADA ADVENTURE DANIEL © 2019. Todos os direitos reservados.