A Chapada Diamantina

Conhecida como oásis do sertão baiano, a Chapada Diamantina abriga as nascentes do Rio Paraguaçu, do Rio Jacuípe e do Rio de Contas, além de outros que brotam dos cumes e seguem seus cursos em lindas cachoeiras e poços de águas ora cristalinas ora amarronzadas. A vegetação predominante da Chapada é campo rupestre, considerada um dos ecossistemas mais ricos do mundo.

A Chapada Diamantina está localizada no centro do estado brasileiro da Bahia, a 425 km de Salvador e a 1.135 km do Distrito Federal. É protegida pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), criado em 16 de setembro de 1985, através de decreto federal, e administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O parque abrange uma área de 152 mil hectares distribuída em sete municípios: Andaraí, Ibicoara, Iramaia, Itaetê, Lençóis, Mucugê e Palmeiras.



História da Chapada Diamantina:

Inicialmente, viviam na Chapada Diamantina tribos indígenas dos povos Tapuia, Payayá, Guerén, Tupinambá, Cariri e Maracá. Com a chegada dos bandeirantes, em meados do século 16, começou o processo de colonização e ocupação econômica da Chapada Diamantina. O auge da exploração de jazidas e minérios da região aconteceu no início do século 18, quando foi encontrado ouro próximo ao Rio de Contas Pequeno. A exploração do ouro durou quase um século, quando um novo ciclo foi iniciado com a exploração de diamantes. Graças à abundância do mineral, e também à  formação geológica, a região passou a se chamar Chapada Diamantina.





Fauna e Flora da Chapada Diamantina:

Rica em plantas medicinais, a flora da Chapada Diamantina conta com mais de 50 tipos de bromélias, mais de 120 tipos de orquídeas, cactos, begônias, trepadeiras e sempre-vivas. Na fauna, se destaca a diversidade de aves, chegando a quase 300 tipos de espécies. Entre elas, está o beija-flor-gravatinha-vermelha, considerado por especialistas a ave-símbolo da Chapada Diamantina. A Chapada também abriga tamanduás-bandeira, macacos-prego, jaguatiricas, periquitos, papagaios, capivaras, gatos selvagens, inúmeros tipos de cobras, pequenos lagartos, roedores conhecidos como mocós e mamíferos ameaçados de extinção, como a onça-pintada e a suçuarana.





O clima na Chapada Diamantina:

O clima da Chapada Diamantina é caracterizado com estação chuvosa no verão e inverno seco, variando conforme as altitudes e o relevo de cada município. Em cidades como Piatã, que possui o pico mais alto do nordeste brasileiro, e Mucugê, as temperaturas atingem até 10ºC no inverno. Os municípios de Lençóis e Palmeiras podem registrar baixas temperaturas à noite. Mesmo no inverno, durante o dia o sol reina e as temperaturas são em torno de 25ºC a 30ºC





Patrimônio Cultural:

Grande parte do conjunto arquitetônico da Chapada Diamantina foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As construções chamam atenção pela diversidade e beleza, remetendo aos séculos passados, quando a região viveu os ciclos do ouro e do diamante. Atualmente, certos costumes são reproduzidos em datas específicas, quando acontecem manifestações culturais, normalmente religiosas, heranças das crenças dos garimpeiros ou escravos, como por exemplo a Festa de Senhor dos Passos, realizada em Lençóis de 23 de janeiro a 2 de fevereiro.





Produção de Café, Cachaça e Cerveja Artesanal:

A Chapada Diamantina se destaca pela produção de café, especialmente o gourmet, e vem colecionando premiações em concursos de cafés especiais. O microclima da Chapada garante temperaturas mais amenas, fazendo com que o fruto permaneça mais tempo na planta absorvendo ainda mais açúcares e sais minerais.

A Chapada também é a região com maior concentração de produtores de cachaça, sendo Rio de Contas a primeira cidade a produzir cachaça orgânica no Brasil. A “cidade da cachaça”, Abaíra, produz a Cachaça Abaíra, bebida orgânica e artesanal que segue uma receita tradicional há mais de 200 anos. Produzida em alambiques de Abaíra, Jussiape, Mucugê e Piatã, é resultado do trabalho de diversos produtores associados à COOPAMA. A Chapada Diamantina tem investido também na produção artesanal de cervejas, sendo as mais conhecidas da região: Cavalo do Cão, do Vale do Capão-Palmeiras; Sincorá, de Lençóis; Chapada, de Lençóis e Cangaceira, de Mucugê.





Curiosidades:

  • A Chapada Diamantina possui uma riqueza de espécies comparável à Mata Atlântica e superior à encontrada na Floresta Amazônica!
  • É na região da Chapada Diamantina que ficam os picos mais elevados do Nordeste brasileiro, notadamente o Pico do Barbado, com cerca de 2030 metros de altitude.
  • O Ministério do Turismo considerou o Vale do Pati o melhor roteiro de aventura ecológica no Brasil, sendo umas das poucas áreas da Chapada com Mata Atlântica (especificamente na área do Calixto).
  • A maioria dos objetos (comida, colchão, geladeira…) chegam no Vale do Pati no lombo de animais ou um morador leva nas costas, lá dentro não tem acesso para carro.
  • No povoado Quilombola, que fica no Remanso, encontramos o peixe conhecido como molé, segundo os moradores ele é afrodisíaco.
  • Na Chapada Diamantina, viveu o derradeiro dos coronéis do Brasil: Horácio de Matos.
  • Os diamantes retirados de Lençóis serviram para abrir túneis em Nova York, Paris e Londres.
  • A Chapada Diamantina tem seu território bem grande e é composta por 24 municípios.
  • Em Lençóis, o Hotel Canto das Águas recebeu da Associação Brasileira de Normas técnicas (ABNT), o título de primeiro hotel sustentável do Brasil, isso aconteceu em 10 de outubro de 2010.


Pacotes com Transfers

Chapada Diamantina: considerada um dos ecossistemas mais ricos do mundo

Escolha seu Pacote Agora


CADASTUR é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo

Certificado de Excelência

Chapada Adventure Daniel Certificado de Excelência2016Certificado de Excelência2017Certificado de Excelência2018Certificado de Excelência2019


Central de Atendimento

Chapada Adventure Daniel CHAPADA ADVENTURE DANIEL - CNPJ 04.168.077/0001-26
Praça Horácio de Matos, n° 114, Centro, Lençóis - Chapada Diamantina - Bahia -Brasil
CHAPADA ADVENTURE DANIEL © 2019. Todos os direitos reservados.