Os parques Nacionais são unidades de conservação, geralmente de grande extensão e de propriedade do Estado, que tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande importância ecológica. Por isso, o respeito às normas de conduta por parte dos visitantes é uma forma de garantir o uso da área sem prejuízos para a biodiversidade. E o dever da agência Chapada Adventure Daniel que segue os princípios do Ecoturismo é informar e dar dicas aos viajantes, para que juntos, possamos a cuidar do destino Chapada Diamantina.

1) Não leve seu pet para o Parque Nacional da Chapada Diamantina!

A prioridade são os animais silvestres, procure com quem deixar seu pet quando for caminhar e trilhar pelo Parque, pois não é permitido a presença deles por lá.

 

2) Não faça fogueiras!

As fogueiras são prejudiciais à natureza e são proibidas por todo o Parque Nacional da Chapada Diamantina.

 

3) Não deixe nada no Parque Nacional da Chapada Diamantina!

Se produzir algum lixo durante a sua caminhada ou trilha, leve com você e descarte de forma consciente. Não escreva em pedras ou em outro lugar na natureza, pichação é proibida.

 

4) Para fazer suas necessidades:

O Parque Nacional da Chapada Diamantina não dispõe de sanitários, para evacuar, é recomendável estar a pelo menos a 60 metros de distância de qualquer fonte de água ou trilha, preferencialmente onde não seja necessário remover a vegetação. Em hipótese alguma, coloque fogo no papel, enterre o junto com as fezes.

 

5) Não retire nada da natureza!

Flores, plantas, animais todos pertencem a unidade de conservação, faça bonito, tire bastante fotos de tudo que achar interessante, ai sim, as fotos você pode levar. Serão lembranças lindas!

 

6) Silêncio!

Para curtir o Parque Nacional da Chapada Diamantina é interessante praticar o silêncio, assim não incomodaremos outros visitantes e podemos ouvir o som da natureza. Não leve rádio ou outro tipo de objeto que possa fazer barulho durante sua trilha.

 

7) Respeite as dicas do guia de turismo!

O guia é a pessoa ideal para lhe alertar onde é melhor caminhar, onde pode abastecer sua garrafa com água potável, de qual lugar a foto fica melhor e os horários mais adequados para visitar os atrativos. Ah, o melhor lugar para se contratar serviço de guia não é na rua e nem na rodoviária, mas sim nas associações de guia e nas agências referências do destino com inscrição no Cadastur.

 

8) Respeite os animais silvestres!

Por mais bonitinho que possa ser, não alimente animais silvestres, eles podem se acostumar e não buscar alimentos da forma instintiva, prejudicando o animal. Não cace, não mate, não prenda os animais silvestres.

 

9) Caminhe pela trilha existente!

Leve a sério! Caminhar fora da trilha existente, pode levar a acidentes e também colocar em risco a própria biodiversidade da região. As áreas já marcadas para trilhas já foram “desmatadas”, sempre que alguém sai da trilha pode desmatar outra área, pisar em espécies raras e até pequenos animais ou insetos, além disso poderá fazer com que outra pessoa se perca do caminho correto, tendo mais de uma trilha aberta.

 

Agora que você já conhece nossas 9 dicas para usufruir do Parque Nacional da Chapada Diamantina sem agredir a natureza, clique no link abaixo e conheça mais dicas de viagem a Chapada Diamantina:

https://www.chapadaadventure.com.br/categoria/veja/veja-dicas-de-viagem/