Dicas de Viagem

9 dicas para aproveitar o máximo do Parque Nacional da Chapada Diamantina cuidando da natureza

Os parques Nacionais são unidades de conservação, geralmente de grande extensão e de propriedade do Estado, que tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande importância ecológica. Por isso, o respeito às normas de conduta por parte dos visitantes é uma forma de garantir o uso da área sem prejuízos para a biodiversidade. E o dever da agência Chapada Adventure Daniel que segue os princípios do Ecoturismo é informar e dar dicas aos viajantes, para que juntos, possamos a cuidar do destino Chapada Diamantina.

1) Não leve seu pet para o Parque Nacional da Chapada Diamantina!

A prioridade são os animais silvestres, procure com quem deixar seu pet quando for caminhar e trilhar pelo Parque, pois não é permitido a presença deles por lá.

 

2) Não faça fogueiras!

As fogueiras são prejudiciais à natureza e são proibidas por todo o Parque Nacional da Chapada Diamantina.

 

3) Não deixe nada no Parque Nacional da Chapada Diamantina!

Se produzir algum lixo durante a sua caminhada ou trilha, leve com você e descarte de forma consciente. Não escreva em pedras ou em outro lugar na natureza, pichação é proibida.

 

4) Para fazer suas necessidades:

O Parque Nacional da Chapada Diamantina não dispõe de sanitários, para evacuar, é recomendável estar a pelo menos a 60 metros de distância de qualquer fonte de água ou trilha, preferencialmente onde não seja necessário remover a vegetação. Em hipótese alguma, coloque fogo no papel, enterre o junto com as fezes.

 

5) Não retire nada da natureza!

Flores, plantas, animais todos pertencem a unidade de conservação, faça bonito, tire bastante fotos de tudo que achar interessante, ai sim, as fotos você pode levar. Serão lembranças lindas!

 

6) Silêncio!

Para curtir o Parque Nacional da Chapada Diamantina é interessante praticar o silêncio, assim não incomodaremos outros visitantes e podemos ouvir o som da natureza. Não leve rádio ou outro tipo de objeto que possa fazer barulho durante sua trilha.

 

7) Respeite as dicas do guia de turismo!

O guia é a pessoa ideal para lhe alertar onde é melhor caminhar, onde pode abastecer sua garrafa com água potável, de qual lugar a foto fica melhor e os horários mais adequados para visitar os atrativos. Ah, o melhor lugar para se contratar serviço de guia não é na rua e nem na rodoviária, mas sim nas associações de guia e nas agências referências do destino com inscrição no Cadastur.

 

8) Respeite os animais silvestres!

Por mais bonitinho que possa ser, não alimente animais silvestres, eles podem se acostumar e não buscar alimentos da forma instintiva, prejudicando o animal. Não cace, não mate, não prenda os animais silvestres.

 

9) Caminhe pela trilha existente!

Leve a sério! Caminhar fora da trilha existente, pode levar a acidentes e também colocar em risco a própria biodiversidade da região. As áreas já marcadas para trilhas já foram “desmatadas”, sempre que alguém sai da trilha pode desmatar outra área, pisar em espécies raras e até pequenos animais ou insetos, além disso poderá fazer com que outra pessoa se perca do caminho correto, tendo mais de uma trilha aberta.

 

Agora que você já conhece nossas 9 dicas para usufruir do Parque Nacional da Chapada Diamantina sem agredir a natureza, clique no link abaixo e conheça mais dicas de viagem a Chapada Diamantina:

https://www.chapadaadventure.com.br/categoria/veja/veja-dicas-de-viagem/

Pacotes com Transfers

Chapada Diamantina: considerada um dos ecossistemas mais ricos do mundo

Escolha seu Pacote Agora


CADASTUR é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo

Certificado de Excelência

Chapada Adventure Daniel Certificado de Excelência2016Certificado de Excelência2017Certificado de Excelência2018Certificado de Excelência2019


Central de Atendimento

Chapada Adventure Daniel CHAPADA ADVENTURE DANIEL - CNPJ 15.642.280/0001-09
Praça Horácio de Matos, n° 114, Centro, Lençóis - Chapada Diamantina - Bahia -Brasil
CHAPADA ADVENTURE DANIEL © 2020. Todos os direitos reservados.