4 Passeios na Chapada Diamantina para conhecer em 1 dia, com nível de esforço elevado | Chapada Adventure Daniel | Chapada DiamantinaDicas de Viagem | Veja |

Dicas de Viagem

4 Passeios na Chapada Diamantina para conhecer em 1 dia, com nível de esforço elevado

As belezas naturais da Chapada Diamantina podem ser desbravadas de várias formas e por vários tipos de viajantes, aqueles que não praticam esportes ou aqueles que são “atletas”. Aqui na Chapada Diamantina existem muitos passeios e atrativos com seus variados ritmos e acessos. Alguns com pouca demanda de esforço físico e outros que o viajante precisa ter excelente preparo físico para encarar a trilha e os desafios do caminho até chegar no atrativo escolhido.

Se você é um viajante que gosta de desbravar paisagens naturais com difícil acesso, tem ótimo preparo físico e gosta de encarar desafios, estes passeios são perfeitos para você.

Cachoeira da Fumacinha:

Localizada em Ibicoara, bem ao sul do Parque Nacional da Chapada Diamantina, esta Cachoeira deslumbrante, requer muito esforço físico do viajante além de acordar bem cedo para iniciar a trilha, são 9 km de “escalaminhada” (caminhada, escalando e apoiando) no leito do rio para ir e mais 9 km para retornar, passando pelos mesmos locais da ida, subindo e descendo pedras escorregadias com limo e areia, atravessando rios, com pouca parada para descanso em outras cachoeiras e lagos no caminho, é uma aventura e tanto! Quanto mais vamos nos aproximando da Cachoeira da Fumacinha mais difícil vai ficando a trilha, as árvores e o trecho de acesso vão ficando mais fechados
e também mais bonito; com destaque a entrada da fenda.

É gratificante apreciar toda natureza intocada e pouco explorada de parte da Mata Atlântica em pleno Nordeste brasileiro, dá vontade de beber a água ao perceber que as andorinhas bebem…

Todo o sacrifício é compensado com as paisagens cênicas do local.

Dica: Inicie a trilha o mais tardar às 7:00 da manhã e durma bem na noite anterior, o ideal é pernoitar em Ibicoara, não vá sozinho, vá com guia. Não há restaurantes ou barraca para vender comidinhas, então leve seu lanchinho ou contrate uma agência de turismo que lhe ofereça todo o serviço necessário.

Importante saber: 4 horas para chegar. Tem banho durante o percurso e também na própria cachoeira. Não há cobrança de taxas de acesso. Há risco de tromba de água quando está chovendo.

Cachoeira do Sossego:

Localizada em Lençóis bem no Parque Nacional da Chapada Diamantina é outra cachoeira que requer do viajante muito esforço físico e quem não possuir um bom preparo físico é melhor não se arriscar. A caminhada total é de 14 km, onde teremos muitas pedras para subir e descer, travessia de rio com pouca correnteza, passagem por baixo de uma pedra grande que precisamos nos abaixar para passar. O caminho vai ficando ainda mais difícil ao aproximar da cachoeira. O percurso passa por belos mirantes, pedras e árvores grandiosas. Ao chegar na Cachoeira do Sossego nos deparamos com uma cachoeira belíssima, escondida e com pouca incidência de luz solar, sua água com cor amarronzada é bem gelada. Rodeada de rochas e vegetação a beleza do local é incrível!

A visita pode ser conciliada com o Ribeirão do Meio que fica no caminho e geralmente a visita é feita no retorno da cachoeira do Sossego.

Dica: Não vá sozinho, contrate um guia ou uma agência com todo o serviço que vai necessitar. No local não há restaurante.

Importante saber: 2 horas e meia para chegar. Mesmo com dificuldade de acesso, nos feriados, pode haver muitos viajantes. Há risco de tromba de água quando está chovendo. Não há cobrança de taxa de entrada.

Cachoeira da Fumaça:

Localizada no Parque Nacional da Chapada Diamantina no município de Palmeiras é a maior Cachoeira do Brasil em queda livre com acesso de 1 dia! São quase 380 metros de queda de água, fazendo com que parte da água que cai da cachoeira vire fumaça (de onde vem o nome), sem tocar no chão, um dos mais belos cenários da Chapada Diamantina.

São 12 km totais de caminhada, onde o primeiro trecho são 2 km de subida, esta é a parte mais difícil e também cheia de vistas de tirar o fôlego como a vista do Vale do Capão e do Morrão, passando o primeiro trecho que exige fôlego e preparo físico do viajante o restante da trilha é mais suave. Mesmo com essa dificuldade apresentada no primeiro trecho, a cachoeira da Fumaça recebe muitos viajantes durante feriados prolongados e fica totalmente lotada.

Ao chegar no topo da cachoeira da Fumaça e contemplar todo o visual e ser tocado por uma gotinha de água da cachoeira fica difícil não se emocionar com tamanha beleza e sensação.

Concilie a visita da Cachoeira da Fumaça com a Cachoeira do Riachinho.

Dica: Contrate o serviço de guia. Leva lanche, pode pernoitar em Lençóis ou no Vale do Capão. Contrate uma agência de turismo para todos os serviços que necessitar. Experimente o pastel de jaca, uma iguaria do local.

Importante saber: 2 horas de caminhada para chegar. Fuja dos feriados. Não há cobrança de taxas de acesso. É possível visitar a Cachoeira da Fumaça por baixo, porém são necessários 3 dias de trekking.

Mirante do Pati:

Localizado no Parque Nacional da Chapada Diamantina, em Guiné. Para chegar ao Mirante do Pati, o mirante mais desejado e fotografado do Brasil, são necessários 12 km de caminhada no total, com subidas e decidas íngremes, passando por pedras e travessia de rio, passaremos pelos Campos de altitude dos Gerais do Rio Preto com sua água escura e paisagens naturais lindíssimas. Do Mirante do Pati é possível ver parte da trilha do famoso Trekking do Vale do Pati e avistar algumas casas dos moradores que servem de hospedagem para quem faz a travessia. De vegetação rasteira, em dia de sol, torna a caminhada ainda mais difícil, mas toda a beleza do mirante faz com que cada sacrifício valha a pena.

Dica: Não vá sozinho, contrate um guia, leve lanche ou contrate uma agência de turismo com todos os serviços que necessita.

Importante saber: Para quem tem mais tempo, desbrave o Vale do Pati em 5 dias. Não há taxa de acesso. Há local para banho. São 2 horas de caminhada em média para chegar.

 

Veja também:

Pacotes com Transfers

Chapada Diamantina: considerada um dos ecossistemas mais ricos do mundo

Escolha seu Pacote Agora


CADASTUR é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo

Certificado de Excelência

Chapada Adventure Daniel Certificado de Excelência2016Certificado de Excelência2017Certificado de Excelência2018Certificado de Excelência2019Certificado de Excelência2020


Central de Atendimento

Chapada Adventure Daniel CHAPADA ADVENTURE DANIEL - CNPJ 15.642.280/0001-09
Rua Comendador Antônio Botelho de Andrade, Quadra 24 lote 07, Encontro dos Rios, Lençóis - Chapada Diamantina - Bahia -Brasil
CHAPADA ADVENTURE DANIEL © 2020. Todos os direitos reservados.