Eventos

Festa do Nosso Senhor Jesus dos Passos – Lençóis.

Festa do Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos (BA)

Uma procissão de louvor, que esbanja alegria e expressa o agradecimento dos garimpeiros pela proteção de seu padroeiro: trata-se da Festa do Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos, que acontece entre os meses de janeiro e fevereiro em Lençóis, na Chapada Diamantina (BA).

A festa ocorre de 23 de janeiro a 3 de fevereiro, anualmente, em Lençóis, cidade tombada pelo Iphan desde 1973. Ela se inicia com a lavagem das escadarias da Igreja de Nosso Senhor dos Passos pelas Baianas, com água de cheiro e flores, no dia 23, seguida pelo período de novena e com sua culminância na missa solene e procissão de Nosso Senhor dos Passos pelas ruas do centro histórico, no dia 2 de fevereiro. Ela termina com a bênção aos garimpeiros na Sociedade União dos Mineiros, no dia 3 de fevereiro.

Os festejos em louvor a Nosso Senhor dos Passos em Lençóis revestem-se de caráter único, com diferenças marcantes em relação a outros congêneres no país. A primeira é a data da comemoração, dia 2 de fevereiro, que nada tem a ver com o calendário litúrgico da Igreja, porém marca a chegada da imagem de Senhor dos Passos a Lençóis, em 1852. Após um longo percurso marítimo e fluvial, de Portugal até Salvador, a imagem seguiu até Cachoeira, no Recôncavo Baiano, de onde percorreu Rio Paraguaçu, e depois pelo Rio Santo Antônio, até o porto fluvial a cerca de doze quilômetros de Lençóis. Consta que a imagem foi recepcionada e levada em procissão pelos garimpeiros até a cidade, onde foi erigida em 1855 uma Capela para abrigá-la.

Outra diferença significativa singulariza os festejos do Senhor dos Passos, padroeiro dos garimpeiros de Lençóis: não se trata de procissão fúnebre, mas de louvor alegre e exaltado. A procissão é acompanhada de marchas e dobrados alegres. As duas canções mais executadas, o Hino de Senhor dos Passos e a Canção do Garimpeiro, transmitem regozijo e animação. A festa é um momento de agradecimento e dádiva, e não de meditação dolorosa. Durante a época do garimpo, era o momento dos garimpeiros expressarem o agradecimento ao padroeiro pela proteção e pela sorte em encontrar os diamantes.

Foto e texto retirados do site do Iphan.

Pacotes com Transfers

Chapada Diamantina: considerada um dos ecossistemas mais ricos do mundo

Escolha seu Pacote Agora


CADASTUR é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo

Certificado de Excelência

Chapada Adventure Daniel Certificado de Excelência2016Certificado de Excelência2017Certificado de Excelência2018Certificado de Excelência2019


Central de Atendimento

Chapada Adventure Daniel CHAPADA ADVENTURE DANIEL - CNPJ 04.168.077/0001-26
Praça Horácio de Matos, n° 114, Centro, Lençóis - Chapada Diamantina - Bahia -Brasil
CHAPADA ADVENTURE DANIEL © 2019. Todos os direitos reservados.