Morro do Chapéu, desbrave seus sentidos com a Rota enogastronômica sensorial da Chapada Diamantina. | Chapada Adventure Daniel | Chapada DiamantinaDicas de Viagem | Veja |

Dicas de Viagem

Morro do Chapéu, desbrave seus sentidos com a Rota enogastronômica sensorial da Chapada Diamantina.

Morro do Chapéu é um convite irresistível à descoberta de sabores, aromas e histórias que se entrelaçam harmoniosamente, proporcionando uma experiência única e enriquecedora para todos os seus sentidos.

História

Morro do Chapéu emerge como um tesouro cultural na Chapada Diamantina, abraçando uma riqueza de tradições e história. O nome da cidade é uma homenagem ao imponente morro, que se destaca majestosamente com mais de 1.200 metros de altura, ostentando a forma distintiva de um chapéu quando observado a partir do lado sul.

Originalmente habitada pelos índios Paiaiás no início do século XVI, Morro do Chapéu guarda vestígios de uma ancestralidade rica e diversificada. Apenas em 1909, essa localidade conquistou o status de cidade, consolidando sua presença na história baiana.

As incursões iniciais no território datam do século XVI, com exploradores como Gabriel Soares de Sousa buscando minas de ouro na região. A comarca de Morro do Chapéu foi oficialmente estabelecida pela Lei estadual n.º 1.119 em 1915 e, desde 19 de junho de 1945, é composta exclusivamente pelo próprio município.

Um capítulo extraordinário na história de Morro do Chapéu destaca-se com o ilustre Francisco Dias Coelho, figura notável do século XIX. Conhecido como o primeiro coronel negro da Bahia, Francisco trilhou uma carreira política brilhante, tornando-se um dos homens mais ricos do estado. Sua trajetória desafiou as teorias discriminatórias da época, que propagavam a inferioridade intelectual dos negros. A herança de Francisco Dias Coelho ressoa como um símbolo de superação e conquista na rica história de Morro do Chapéu.

Onde fica morro do chapéu

Localiza-se a 384 km a noroeste de Salvador, capital do estado, na zona oriental da Chapada Diamantina e possui altitude média de 1100 metros acima do mar. Os pontos de maior altitude chegam a 1350 metros, fazendo com que Morro do Chapéu seja uma das cidades mais frias da Bahia.

Clima

Morro do Chapéu é abençoado com um clima tropical de altitude com temperaturas amenas, o verão ameno e úmido apresenta temperaturas entre 18 e 28 °C, enquanto os invernos são relativamente frios e secos com temperaturas entre 16 e 6 °C. As duas estações são bem marcadas, de chuvas e de seca que contribuem para a diversidade climática da região. O período das chuvas vai de novembro a abril e o da seca vai de final de abril a outubro.

O que fazer

Morro do chapéu possui várias atrações turísticas, o centrinho com casinhas históricas, a imponente Igreja Nossa Senhora da Graça e as praças pitorescas evocam a autenticidade do interior, cativando a atenção dos visitantes. 

As atrações naturais de Morro do Chapéu são verdadeiros tesouros. A Cachoeira do Ferro Doido e a Gruta dos Brejões destacam-se, oferecendo lindos cenários que conectam os visitantes à natureza. Contudo, o município eleva sua singularidade com a inovadora Rota Enogastronômica Sensorial.

Morro do Chapéu tem se destacado como um destino sensorial, proporcionando experiências que aguçam os sentidos. Em vinícolas renomadas como Reconvexo e a Vaz, os visitantes podem participar de degustações de vinhos, explorando a riqueza de sabores locais. A visita à fábrica de óleos essenciais Akâ adiciona uma dimensão olfativa única à jornada, enquanto a Charcutaria Sabor Latino convida a uma experiência culinária que harmoniza aromas e sabores de forma inigualável.

Além das atrações mencionadas, Morro do Chapéu reserva ainda mais tesouros para os exploradores. A Cachoeira do Agreste, a Cachoeira de Domingos Lopes e o misterioso Buraco do Possidônio, envolto por árvores nativas como o cedro, são pontos fascinantes para os amantes da natureza e da aventura. O Balneário do Tareco oferece águas termais, cujas propriedades medicinais são conhecidas e apreciadas pela população local.

Morro do Chapéu também é lar de um centro ufológico e a Vila do Ventura, que acrescenta uma pitada de mistério à região. Para os apreciadores de novidades, as vinícolas emergentes prometem experiências únicas, expandindo ainda mais as opções para os amantes do vinho.

Onde se hospedar

Morro do Chapéu, apesar de suas opções de hospedagem limitadas, destaca a Pousada Ecológica das Bromélias como uma escolha recomendada, oferecendo acomodações confortáveis. Outra alternativa futura (está em fase de estruturação no momento deste texto – fevereiro 2024)e cativante são as hospedagens nas vinícolas que proporcionarão aos visitantes uma experiência única que combina aconchego e autenticidade num só lugar.

Curiosidades:

  1. O nome Morro do Chapéu se deu devido a um grande morro em formato de Chapéu no meio da cidade.
  2. Conhecida como a capital dos discos voadores, no centrinho tem uma praça com homenagem aos Ets.
  3. Há um projeto de lei que designa Morro do Chapéu como a Capital do vinho da Chapada Diamantina.
  4. Cidade que teve o primeiro Coronel Negro da Bahia, o ilustre Francisco Dias Coelho.
  5. A plantação de uvas começou com um projeto da Embrapa na região.

Distância das cidades até Morro do Chapéu

De Lençóis – 180 km

De Mucugê – 223 km

De Ibicoara – 301 km

De Palmeiras – 202 km

Vitória da Conquista – 485 km

Salvador  – 384 km

Morro do Chapéu, convite em poesia:

Em Morro do Chapéu, de beleza sem igual,

A Chapada Adventure Daniel te espera nesse local.

Para amantes de vinhos, de sabores e de emoção,

Em carros novos e confortáveis, partimos com paixão.


Guias treinados, experientes e tão afáveis,

Desvendam segredos, tornando a viagem memorável.

Sabor latino, Vaz e Reconvexo, um convite ao paladar,

Morro do Chapéu encanta em cada canto, a explorar.

 

Na Chapada Adventure Daniel, a jornada é poesia,

Descobrindo aromas, sabores, em perfeita harmonia.

Os óleos na AKã, um convite à descoberta,

Morro do Chapéu, com guias que fazem da viagem uma alegria.

 

Em carros de novos, o caminho se desenha,

Morro do Chapéu, aguarda a visita com alegria e empenho.

Com a Chapada Adventure Daniel, a experiência é certeza,

Uma rima perfeita, em cada momento, um sonho.

 

“Deixe-se envolver pelos encantos de Morro do Chapéu com a Agência Chapada Adventure Daniel, onde amantes de vinhos e sabores são convidados a explorar uma jornada sensorial inesquecível.”

 

Veja também:

Pacotes com Transfers

Chapada Diamantina: considerada um dos ecossistemas mais ricos do mundo

Escolha seu Pacote Agora


CADASTUR é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo
Chapada Adventure Daniel


Certificado de Excelência

Chapada Adventure Daniel Certificado de Excelência2016Certificado de Excelência2017Certificado de Excelência2018Certificado de Excelência2019Certificado de Excelência2020


Central de Atendimento

Chapada Adventure Daniel CHAPADA ADVENTURE DANIEL - CNPJ 15.642.280/0001-09
Rua Comendador Antônio Botelho de Andrade, Quadra 24 lote 07, Encontro dos Rios, Lençóis - Chapada Diamantina - Bahia -Brasil
CHAPADA ADVENTURE DANIEL © 2024. Todos os direitos reservados.