Dicas de Viagem

O que você precisa saber sobre o Parque Nacional da Chapada Diamantina

Parque Nacional da Chapada Diamantina – Bahia

Que o Parque Nacional da Chapada Diamantina é uma excelente opção de turismo de natureza, Ecoturismo e aventura, vocês devem saber, mas tem muito mais para ser dito. Então, vamos às informações sobre este lugar incrível!

O parque possui quase 300 km de trilhas que percorrem campos rupestres, cerrado, mata atlântica em meio a paisagens de tirar o fôlego; mais de trinta cachoeiras, entre elas a Cachoeira da Fumaça com 380 m de altura e a Cachoeira do Sossego com 15 m de altura; 2 cavernas, dentre elas a Gruta do Castelo no Vale do Pati; 16 sítios históricos e 1 área alagada conhecida como Pantanal da Chapada Diamantina.

O Parque Nacional da Chapada Diamantina possui 152.000 hectares ou 1520 km², distribuído em 7 municípios e protege uma parcela da Serra do Sincorá, que é a parte norte da Serra dos Espinhaço, cadeia montanhosa que se estende de Minas Gerais à Bahia. Possui grande diversidade ecológica e ambiental em seu território, abrangendo, por exemplo, três biomas brasileiros: Mata Atlântica, Cerrado e Catinga. O parque está inserido nas Reservas da Biosfera (RB) da Caatinga e da Mata Atlântica.

A criação do Parque Nacional da Chapada Diamantina foi em 16 de setembro de 1985, através de um decreto federal e tem por objetivo a preservação natural do ecossistema, especialmente suas nascentes. É nele que está situado o principal rio baiano, O Paraguaçu. O Parque contribui também para pesquisas científicas, como um banco genético da Biodiversidade. Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que é ligado ao Ministério do Meio Ambiente. Este santuário é o segundo maior do nordeste brasileiro com ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a pesquisa científica, educação ambiental, lazer ao ar livre e ecoturismo.

O turismo é a principal fonte de renda da população que vive no entorno do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Não é cobrada taxa de entrada para visitação e a melhor época para visitar é fora de feriados prolongados, o ideal é a companhia de guia experiente que pode ser contratado nas agências de turismo receptivo ou em associação de guias em Lençóis.

Não corra riscos desnecessários – resgates em áreas naturais são complexos, caros e demorados. Não há sinalização nas trilhas rústicas, então saber cuidar de si é fundamental.

Dicas de segurança para quem visita o Parque Nacional da Chapada Diamantina:

1) Nunca saia sozinho – não há sinal de celular dentro do parque. Caso passe mal, ou seja picado por algum animal peçonhento, terá alguém para prestar socorro.

2) Planeje seu passeio – antes de escolher seu passeio, informe-se sobre as características do local, distância, nível de esforço, desafios e presença de água potável.

3) Não salte nos poços – as águas escuras da Chapada Diamantina, não permite visualizar pedras, galhos e troncos, mesmo que alguém conheça, as chuvas alteram o leito do rio.

4) Use tênis – Proteja seus pés e suas férias.

5) Use meias longas – ajuda a proteger o calcanhar, evita a entrada de poeira no pé.

6) Contrate uma agência de viagem – Ela é fundamental para que seu passeio saia como planejado, a agência de turismo vai te orientar quanto ao melhor passeio, vai te dar opções variadas de forma de pagamento, vai incluir o que for necessário, como transporte, alimentação, seguro de acidente e vai colocar um guia experiente para lhe acompanhar nas trilhas. Um bom guia faz toda a diferença, assim como uma boa agência, é sempre bom verificar a reputação na internet antes de contratar uma.

Veja:

Pacotes com Transfers

Chapada Diamantina: considerada um dos ecossistemas mais ricos do mundo

Escolha seu Pacote Agora


CADASTUR é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo
Chapada Adventure Daniel


Certificado de Excelência

Chapada Adventure Daniel Certificado de Excelência2016Certificado de Excelência2017Certificado de Excelência2018Certificado de Excelência2019Certificado de Excelência2020


Central de Atendimento

Chapada Adventure Daniel CHAPADA ADVENTURE DANIEL - CNPJ 15.642.280/0001-09
Rua Comendador Antônio Botelho de Andrade, Quadra 24 lote 07, Encontro dos Rios, Lençóis - Chapada Diamantina - Bahia -Brasil
CHAPADA ADVENTURE DANIEL © 2020. Todos os direitos reservados.