Dicas de Viagem

Qual é a sua Chapada: Diamantina, Veadeiros ou Guimarães?

Com certeza, em nenhuma das três, você vai querer voltar muitas e muitas vezes.

Chapada é uma forma de relevo montanhoso em que ocorrem extensões de solo elevadas e planas, vales profundos, cachoeiras e rios caudalosos. Boa parte das chapadas brasileiras são destinos turísticos de viajantes do Brasil e do mundo.

Mas não se preocupe se você não conhece nenhuma chapada e não sabe por qual começar.

Veja nosso roteiro de viagem, transporte, hospedagem e alimentação das três chapadas brasileiras: Diamantina, Veadeiros e Guimarães. Cada uma com sua singularidade.

Agora você então vai decidir a sua próxima viagem.

Chapada Diamantina

Onde fica?

A Chapada Diamantina fica no estado da Bahia, 420km à oeste de Salvador. Com 1.520km², tem natureza a perder de vista, e a população é dividida em mais de 20 pequenos municípios.

Segundo a revista Viagem e Turismo da editora Abril, “ É a Chapada mais Completa de todas: tem boa estrutura de pousadas e restaurantes, cidadezinhas adoráveis e natureza belíssima!”

Como chegar?

A Chapada Diamantina pode ser acessada por ônibus, carro ou avião saindo de diversos lugares no Brasil, mas Salvador é o local mais comum para essa viagem.

Partindo de Salvador, os ônibus saem da Rodoviária, com duração de 7 horas. As empresas que fazem o trajeto são Empresas: Real Expresso e Novo Horizonte.

Há um aeroporto em Lençóis, na Chapada Diamantina, que está operando voos particulares. Neste momento, voos regulares estão suspensos. De carro de Salvador a Lençóis são em média 6 horas, outra opção é contratar um transfer privativo com a agência Chapada Adventure Daniel.

O que fazer?

A Chapada Diamantina é o destino perfeito para os amantes de natureza que buscam descanso, boas trilhas e deliciosos banhos de cachoeira. Sem falar, claro, no espetacular pôr do sol. A cidade de Lençóis é a principal porta de entrada para a Chapada Diamantina. Com uma infraestrutura herdada do garimpo, a cidade ganhou novos ares com o turismo, que é o setor que movimenta a economia local. A partir de Lençóis, são diversos os pontos turísticos, um cenário perfeito que combina cerrado, cachoeiras, mirantes, cavernas e cânions, além de formações rochosas. Com tantos atrativos, fica até difícil montar um roteiro de viagens com poucos passeios. A Chapada Diamantina é um lugar inspirador, que enche de paz e energia as almas e os olhos dos viajantes.

Veja os passeios mais pedidos pelos viajantes ao visitar a Chapada Diamantina:

Grutas com Morro do Pai Inácio

Cachoeira do Mosquito com Poço do Diabo

Águas Claras

Poço Azul e Poço Encantado

Cachoeira do Buracão, Cachoeira das orquídeas, Recanto verde

City tour em Lençóis

Cachoeira da Fumaça e Cachoeira do Riachinho.

Onde se hospedar?

A região da Chapada Diamantina possui hospedagens para todos os gostos e bolsos. Baratear os custos é o que muitos turistas buscam quando visitam a região, isso porque os preços variam bastante de acordo com a alta temporada e feriados prolongados. Pelo Booking.com você encontra todas as opções de hospedagens.

Onde comer na Chapada Diamantina?

A gastronomia é diversificada na região. Tem de tudo: prato feito aos pratos bem elaborados com menus requintados. Os preços são compatíveis com uma região turística. Com certeza vão ter momentos que você vai degustar uma alimentação simples e saborosa, e outros momentos que seu paladar vai desejar algo mais atrativo aos olhos. Entretanto, o que não falta é restaurante para o seu deleite, não precisa se preocupar.

Quanto custa viajar para a Chapada Diamantina?

A resposta só depende de seu estilo de viagem. Tem o viajante que só gasta o essencial, tem os que querem mais regalias e ainda tem os que economizam em algumas etapas do passeio para poder desfrutar de outras etapas com mais conforto.

Chapada Veadeiros

Onde fica?

Fica no estado de Goiás, distante 230 km de Brasília.

Como chegar?

Brasília é a cidade com aeroporto mais próximo para quem está em outros estados, já que não há aeroportos nos arredores da Chapada dos Veadeiros. A partir do Aeroporto Internacional de Brasília será fácil alugar um carro para pegar a estrada até a Chapada dos Veadeiros ou ir de ônibus até Alto Paraíso de Goiás. A partir de Alto Paraíso, serão mais 36 km até a vila de São Jorge e 90 km até Cavalcante.

O que fazer?

A Chapada dos Veadeiros oferece o que há de melhor na natureza. Além dos revigorantes banhos gelados, caminhadas, trilhas etc., a Chapada dos Veadeiros reserva ainda aos viajantes outras experiências espetaculares, como um final de tarde no Jardim de Maytrea, banhos nas piscinas naturais de águas termais, e, para os mais alternativos, uma grande variedade de tratamentos místicos e holísticos. Sem falar nas deliciosas noites entre os bares, restaurantes e feirinhas da Vila de São Jorge e de Alto Paraíso, ou ainda a vida pacata e tranquila de Cavalcante e do território Kalunga.

Onde se hospedar?

As principais bases para quem procura pousadas e hotéis na Chapada dos Veadeiros são Alto Paraíso de Goiás, São Jorge e Cavalcante. Vale dizer que as principais atrações da Chapada dos Veadeiros não estão todas na mesma base de hospedagem e, a depender da localização da sua pousada, o deslocamento pode ser bem longo e cansativo. O ideal, para quem tem vários dias na região, é dividir a hospedagem entre duas ou três cidades.

A Chapada dos Veadeiros não tem como foco hospedagens luxuosas e o que predomina na região é o estilo rústico. Não há grandes redes hoteleiras ou resorts e muitas das pousadas costumam ter o foco em sustentabilidade ou esoterismo. Os campings também fazem bastante sucesso, assim como os hostels. Veja ofertas de hotéis e pousadas no Booking.com.

>> Dica: Reserve a sua pousada na Chapada dos Veadeiros com antecedência para não ficar muito caro.

Onde comer na Chapada dos Veadeiros?

As refeições na Chapada dos Veadeiros têm características bem distintas entre o almoço e o jantar. O almoço, quase sempre tardio e depois do dia na cachoeira, costuma ter padrão mais simples e com aquele tempero caseiro. Já o jantar ganha ares charmosos e os restaurantes capricham na iluminação e ambiente aconchegante para receber os turistas que buscam relaxar.

Outra característica muito comum na Chapada dos Veadeiros é o “kit trilha”. Passar o dia nas cachoeiras exige energia e os restaurantes locais são atentos a isso.

A Vila de São Jorge, apesar de não ser a maior base da Chapada dos Veadeiros, é a que oferece os restaurantes charmosos.

A cidade de Cavalcante é a que oferece opções mais simples entre os restaurantes da Chapada dos Veadeiros. Alguns deles, entretanto, conquistam os turistas pelo sabor dos pratos regionais oferecidos.

Quanto custa viajar para a Chapada dos Veadeiros?

Uma viagem para a Chapada dos Veadeiros pode ser bem econômica, mas para isso é preciso abrir mão de alguns luxos. O destino, apesar de um pouco rústico, ainda tem preços elevados para pousadas, o que encarece a viagem de quem vai para lá. Outro ponto que encarece a viagem para a Chapada dos Veadeiros são os custos com entrada nas cachoeiras, que podem chegar a R$ 40 por pessoa, sem contar o valor do guia (que é obrigatório em alguns casos). Alugar um carro (para quem não mora nos arredores e pode ir em carro próprio) também é um custo a ser considerado.

Chapada Guimarães

Onde fica?

Chapada dos Guimarães é um município brasileiro no estado de Mato Grosso, pertencente a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá.

Como chegar?

Saindo de Cuiabá, pegue a estrada MT-251. De lá, são 60 quilômetros até a Chapada. Para ir para a Chapada dos Guimarães de ônibus, você também pode embarcar na rodoviária de Cuiabá (as passagens custam a partir de R$ 17,58 e os horários podem são variados, ou fechar um transfer saindo do aeroporto de Cuiabá.

O que fazer?

O município de Chapada dos Guimarães funciona como base para explorar as belezas naturais da região. A cachoeira mais famosa é a Véu da Noiva, que nasce no rio Coxipó. Possui 86 metros de altura e o melhor acesso é a pé, por uma trilha de 1km de extensão. Tem também o Circuito das Cachoeiras, tour de 6km de extensão que passa por sete cachoeiras. As cachoeiras da Prainha, das Andorinha, do Pulo, da Geladeira e Sete de Setembro são as mais famosas. Entre as cavernas mais procuradas está a Casa de Pedra, que fica próxima a um córrego e é famosa pela presença de desenhos rupestres. Já a caverna Kiogo Brado tem visual surpreendente, com paredes de arenito, caminhos estreitos e entrada gigante, com cerca de 30 metros de altura.

Onde se hospedar?

A opção mais prática para quem quer ficar perto dos atrativos naturais da Chapada dos Guimarães é hospedar-se na cidade de Chapada dos Guimarães, vizinha ao parque. Nela, há diversas opções de hostels amplos, pousadas aconchegantes e apartamentos bem estruturados. Tudo isso você encontra no site do Booking.com.

Onde comer?

Embora a cidade de Chapada dos Guimarães seja bem simples e pequena, sua gastronomia é forte. Possui um restaurante que fica no alto de um dos atrativos turísticos. Ele é aconchegante, possui comida boa e belíssima vista. Outros restaurantes também têm pratos deliciosos e belíssimos. Comida pantaneira e peixes não faltam no local.

Quanto custa viajar para a Chapada dos Guimarães?

A Chapada dos Guimarães é a que mais obrigada os passeios acompanhados de guia. Preservação e segurança são as principais causas dessa exigência. Por esse motivo, o custo fica mais alto do que nas chapadas anteriores. Entretanto, o viajante pode fechar um pacote com mais pessoas e a vantagem acaba aparecendo. Além disso, outras economias podem ser ajustadas na hospedagem, transporte e alimentação.

O que levar na mochila?

Para as três chapadas você só precisa levar uma mochila de roupas pensada para aproveitar atrativos de natureza, que inclui protetor solar, boné, repelente, óculos de sol, tênis e roupas confortáveis para as trilhas. Uma jaqueta para o fim da tarde e início da noite também pode ser providencial, em algumas épocas do ano. Além disso, outra dica é colocar roupas de banho por baixo das roupas de trilha para apreciar as cachoeiras. Além disso, para fazer os passeios, leve sempre água,  um lanchinho com você e um documento com foto.

>> Segue o Instagram da Chapada Adventure Daniel

Veja também:

Pacotes com Transfers

Chapada Diamantina: considerada um dos ecossistemas mais ricos do mundo

Escolha seu Pacote Agora


CADASTUR é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo
Chapada Adventure Daniel


Certificado de Excelência

Chapada Adventure Daniel Certificado de Excelência2016Certificado de Excelência2017Certificado de Excelência2018Certificado de Excelência2019Certificado de Excelência2020


Central de Atendimento

Chapada Adventure Daniel CHAPADA ADVENTURE DANIEL - CNPJ 15.642.280/0001-09
Rua Comendador Antônio Botelho de Andrade, Quadra 24 lote 07, Encontro dos Rios, Lençóis - Chapada Diamantina - Bahia -Brasil
CHAPADA ADVENTURE DANIEL © 2021. Todos os direitos reservados.