Vale do Capão, a vila mais descolada e alternativa da Chapada Diamantina | Chapada Adventure Daniel | Chapada DiamantinaDicas de Viagem | Veja |

Dicas de Viagem

Vale do Capão, a vila mais descolada e alternativa da Chapada Diamantina

O vale do Capão está localizado no município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, conhecido também por Caetê-açu, é um subdistrito de Palmeiras, formado pela Serra do Candombá e pela Serra da Larguinha. Um lugar conhecido pela paz, tranquilidade e por quem busca experiências de autoconhecimento, espiritualidade, terapias alternativas e práticas de sustentáveis. Um local que possui uma atmosfera meio hippie.

A atração turística natural mais conhecida do Vale do capão é a Cachoeira da Fumaça que pode ser vista por cima em um passeio de um dia ou por baixo em um trekking de 3 dias. Ambos são considerados de nível elevado de esforço físico. Tem também a Cachoeira do Riachinho, Rio Preto, Conceição dos Gatos, Rodas e Cachoeira da Angélica como atrações naturais, mas a vila, vai além disso. O local conta com diversas terapias alternativas ou holísticas como retiros espirituais, aulas de yoga, rodas de cura, massagem thay, ayurvédicas, reiki, acupuntura, naturologia, entre outras técnicas para quem busca manter o equilíbrio da mente e do corpo.

A feira no Vale do Capão é um evento, que acontece as quintas feiras e aos domingos pela manhã, sim, além de fazer as suas comprinhas de frutas, verduras, legumes e mel, você assistirá apresentações de artistas do circo, de capoeiristas, roda de samba, conversar com moradores e entender ainda mais o clima amistoso do Vale do Capão. Para quem busca por festivais no Vale do Capão há 3, o festival de Jazz, de Reggae e o de Blues, que acontecem anualmente.

Outra experiência interessante é a gastronômica, não há muitas opções de restaurantes como em Lençóis, mas há iguarias quase exclusivas por lá, como é o caso do pastel de jaca, sim, de jaca! Diz a lenda que no passado, com falta de carne, eles cozinhavam a jaca ainda verde e depois desfiavam como se fosse carne e comiam, não tem gosto de jaca, parece mesmo carne, vale a pena experimentar! Afinal ir ao Vale do Capão e não experimentar o pastel de jaca é como não ter ido lá rsrs. Além do pastel, a pizza vegana com massa artesanal da Pizzaria Capão Grande é ponto forte da região.

Uma curiosidade é que as famosas garrafas long necks, aquelas que bebemos cerveja e descartamos no lixo, não tem na vila, eles cuidam bem da natureza, inclusive uma boa parte dos óleos de restaurantes são levados para reciclagem, onde é transformado em sabão artesanal, por lá é fácil achar produtos artesanais para comprar, sabões, sabonetes, óleos de banho, cervejas, bijuterias, inclusive é uma forma de sustento e cuidado com a natureza.

Para ir de Lençóis ao vale do Capão, basta pegar o ônibus da linha Real Expresso e descer em Palmeiras, de lá tem transportes alternativos para o Vale do Capão, em média leva 30 minutos no trajeto e é cobrado em média R$ 20,00.

As pousadas estão mais afastadas do centrinho, dentre as mais charmosas e mais famosas estão a Pousada Vila Lagoa das Cores e a Pousada Rosa dos ventos, Pousada do Capão e Pousada Lendas do Capão  ambas oferecem tratamentos alternativos como massagem que são cobrados a parte, mas ajuda no merecido descanso.

Texto escrito por Flávia Brivio

Veja também:

Procurando hospedagem no Capão?

Pacotes com Transfers

Chapada Diamantina: considerada um dos ecossistemas mais ricos do mundo

Escolha seu Pacote Agora


CADASTUR é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo
Chapada Adventure Daniel


Certificado de Excelência

Chapada Adventure Daniel Certificado de Excelência2016Certificado de Excelência2017Certificado de Excelência2018Certificado de Excelência2019Certificado de Excelência2020


Central de Atendimento

Chapada Adventure Daniel CHAPADA ADVENTURE DANIEL - CNPJ 15.642.280/0001-09
Rua Comendador Antônio Botelho de Andrade, Quadra 24 lote 07, Encontro dos Rios, Lençóis - Chapada Diamantina - Bahia -Brasil
CHAPADA ADVENTURE DANIEL © 2021. Todos os direitos reservados.