O vale do Capão está localizado no município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, conhecido também por Caetê-açu, é um subdistrito de Palmeiras, formado pela Serra do Candombá e pela Serra da Larguinha. Um lugar conhecido pela paz, tranquilidade e por quem busca experiências de autoconhecimento, espiritualidade, terapias alternativas e práticas de sustentáveis. Um local que possui uma atmosfera meio hippie.
A atração turística natural mais conhecida do Vale do capão é a Cachoeira da Fumaça que pode ser vista por cima em um passeio de um dia ou por baixo em um trekking de 3 dias. Ambos são considerados de nível elevado de esforço físico. Tem também a Cachoeira do Riachinho, Rio Preto, Conceição dos Gatos, Rodas e Cachoeira da Angélica como atrações naturais, mas a vila, vai além disso. O local conta com diversas terapias alternativas ou holísticas como retiros espirituais, aulas de yoga, rodas de cura, massagem thay, ayurvédicas, reiki, acupuntura, naturologia, entre outras técnicas para quem busca manter o equilíbrio da mente e do corpo.
A feira no Vale do Capão é um evento, que acontece as quintas feiras e aos domingos pela manhã, sim, além de fazer as suas comprinhas de frutas, verduras, legumes e mel, você assistirá apresentações de artistas do circo, de capoeiristas, roda de samba, conversar com moradores e entender ainda mais o clima amistoso do Vale do Capão. Para quem busca por festivais no Vale do Capão há 3, o festival de Jazz, de Reggae e o de Blues, que acontecem anualmente.
Outra experiência interessante é a gastronômica, não há muitas opções de restaurantes como em Lençóis, mas há iguarias quase exclusivas por lá, como é o caso do pastel de jaca, sim, de jaca! Diz a lenda que no passado, com falta de carne, eles cozinhavam a jaca ainda verde e depois desfiavam como se fosse carne e comiam, não tem gosto de jaca, parece mesmo carne, vale a pena experimentar! Afinal ir ao Vale do Capão e não experimentar o pastel de jaca é como não ter ido lá rsrs. Além do pastel, a pizza vegana com massa artesanal da Pizzaria Capão Grande é ponto forte da região.
Uma curiosidade é que as famosas garrafas long necks, aquelas que bebemos cerveja e descartamos no lixo, não tem na vila, eles cuidam bem da natureza, inclusive uma boa parte dos óleos de restaurantes são levados para reciclagem, onde é transformado em sabão artesanal, por lá é fácil achar produtos artesanais para comprar, sabões, sabonetes, óleos de banho, cervejas, bijuterias, inclusive é uma forma de sustento e cuidado com a natureza.
Para ir de Lençóis ao vale do Capão, basta pegar o ônibus da linha Real Expresso e descer em Palmeiras, de lá tem transportes alternativos para o Vale do Capão, em média leva 30 minutos no trajeto e é cobrado em média R$ 20,00.
As pousadas estão mais afastadas do centrinho, dentre as mais charmosas e mais famosas estão a Pousada Vila Lagoa das Cores e a Pousada Rosa dos ventos, Pousada do Capão e Pousada Lendas do Capão ambas oferecem tratamentos alternativos como massagem que são cobrados a parte, mas ajuda no merecido descanso.
Texto escrito por Flávia Brivio
Veja também:
- Quanto custa ir para a Chapada Diamantina
- O que fazer na Chapada Diamantina?
- Quanto custa os atrativos turísticos da chapada Diamantina?