12 curiosidades sobre Lençóis na Chapada Diamantina | Chapada Adventure Daniel | Chapada DiamantinaCoisas da Chapada Diamantina | Veja |

Coisas da Chapada Diamantina

12 curiosidades sobre Lençóis na Chapada Diamantina

A cidade de Lençóis fica no coração do Estado brasileiro chamado Bahia e é a principal cidade para quem procura conforto, agito e bons serviços para praticar o turismo de natureza da Chapada Diamantina, acredito que todos esses adjetivos, você já deve ter ouvido de algum amigo viajante, de algum blogueiro ou até mesmo de um praticante do turismo de aventura, mas a cidade de Lençóis guarda alguns segredos curiosos que vamos lhe contar:

1) A cidade de Lençóis, conhecida pelo seu casario colonial que testemunha a pompa dos barões do ciclo do Diamante, chegou a possuir 25 mil habitantes e foi chamada de a “Vila Rica da Bahia”.

2) Lençóis na Chapada Diamantina, foi a maior produtora mundial de diamantes, chegou a ter um consulado francês para facilitar o comércio com aquele país, oferecendo diamante e recebendo artigos de luxo.

3) O canal do Panamá, os metrôs de Buenos Aires, Nova Iorque e Paris utilizavam diamantes de corte da Chapada Diamantina.

4) A cidade de Lençóis foi morada de Horácio de Matos, último e maior dos chefes dos “jagunços”, o próprio Governo de Epitácio Pessoa foi obrigado a assinar com ele um acordo de pacificação com ele, e a Coluna Prestes teve de sair do país depois que invadiu seus domínios.

5) Lençóis está a 394 metros de altitude, sim, a 394 metros acima do nível do mar.

6) Que a língua falada em Lençóis é o português todos sabem, mas algumas palavras que os nativos da cidade utilizam é bem diferente do restante do Brasil, por exemplo, zuretado = perturbado, silisgristida = assanhada, moço = cara  ou binga quando querem fazer referência ao órgão masculino ou tixé o órgão feminino.

7) A cidade de Lençóis traz em sua história pelos menos dois grandes nomes da literatura brasileira: Afrânio Peixoto – médico e escritor (1876 – 1947) e Urbano Duarte – escritor (1855 – 1902).

8) Até hoje é possível ver moradores lavando roupa no rio, deixando sobre as pedras para quarar e para secar. Um costume do povo antigo de Lençóis na Chapada Diamantina.

9) Você sabia que Lençóis tem uma religião para chamar de sua? Pois é, o Jarê é uma religião de matriz africana, mais especificamente um candomblé de caboclo, as origens do culto ocorreram em meados do século XIX e estão ligadas ao período da mineração, sendo muito praticados pelos garimpeiros e seus herdeiros.

10) Em meados do sec XX, a cidade de Lençóis enfrentou uma grande crise econômica, pois o diamante havia se esgotado e os extratores encontraram em abundância na África, a partir daí, muitos garimpeiros viraram guias de turismo, aproveitando as belezas naturais e arquitetônicas para a atividades turísticas.

11) Em média, 120 000 turistas visitam Lençóis por ano. Lençóis é a cidade mais bem estruturada da Chapada Diamantina para receber os turistas, muitos gostam dos variados restaurantes com música ao vivo que funcionam de segunda a segunda.

12) Lençóis foi uma das 65 cidades do Brasil a compor o grupo de Cidades Indutoras do Turismo do Ministério do Turismo, já ganhou 4 anos consecutivos o prêmio do Guia 4 rodas e em 2019 foi vencedora do prêmio Melhores Destinos que aponta Lençóis como o melhor destino nacional.

Pacotes com Transfers

Chapada Diamantina: considerada um dos ecossistemas mais ricos do mundo

Escolha seu Pacote Agora


CADASTUR é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo

Certificado de Excelência

Chapada Adventure Daniel Certificado de Excelência2016Certificado de Excelência2017Certificado de Excelência2018Certificado de Excelência2019Certificado de Excelência2020


Central de Atendimento

Chapada Adventure Daniel CHAPADA ADVENTURE DANIEL - CNPJ 15.642.280/0001-09
Rua Comendador Antônio Botelho de Andrade, Quadra 24 lote 07, Encontro dos Rios, Lençóis - Chapada Diamantina - Bahia -Brasil
CHAPADA ADVENTURE DANIEL © 2020. Todos os direitos reservados.