Gruta Azul e o Poço Azul é mesma coisa?
A resposta é não, ambos são lindos, possuem suas particularidades e se encontram na Chapada Diamantina – Bahia, mas são atrativos diferentes. Essa é uma das dúvidas recorrentes que os agentes de viagem da agência Chapada Adventure Daniel recebem.
Então, vamos descrever cada um desses atrativos da Chapada Diamantina:
Gruta Azul
Descrição: Gruta com água, um lago translúcido que ganha tons azulados quando o feixe da luz solar invade uma abertura na rocha. Este efeito natural permite visualizar o fundo da caverna que chega a 70 metros. Não é permitido banho ou mergulho. É uma propriedade particular.
Localização: Localizada no município de Iraquara que fica a 70 km de Lençóis, na Fazenda Pratinha, ao norte do Parque Nacional da Chapada Diamantina.
Horário de funcionamento: Das 8:00 às 16:00 horas diariamente.
Valor para visitação: O valor é único para visitar a Pratinha e Gruta Azul, R$ 60,00, crianças até 9 anos não pagam.
Curiosidade: No fundo do lago da Gruta Azul tem conchinhas, sim, conchinhas que tem no mar, ou pedaços delas.
Tempo de visitação: Das 8:00 às 16:00 horas, sem limite de tempo.
Melhor época para visitar: Em qualquer época do ano, porém para apreciar o raio de sol entrando na gruta, tem horário específico (entre 14:00 e 15:00 horas) dentre os meses que vão de abril a outubro.
Pode tomar banho? Não, não é permitido banho.
Dica: Leve um dinheiro extra, pois na Fazenda Pratinha, há atividades extras, como flutuação na Gruta Pratinha, tirolesa, entre outras.
Contato: contato@fazendapratinha.com.br
Poço Azul
Descrição: Uma caverna alagada, com água cristalina e azulada que de final de fevereiro a outubro permite entrar raio de sol, deixando ainda mais azul e exuberante a sua água, descoberta em 1992. É uma propriedade particular. A visitação ocorre em grupo de 12 pessoas, ficando em média 20 minutos para flutuar.
Localização: Localizado no município de Nova Redenção que fica a 90 km de Lençóis, ao sudeste do parque Nacional da Chapada Diamantina.
Horário de funcionamento: das 8:00 às 16:00 horas, diariamente.
Valor para visitação: R$ 40,00 por pessoa.
Curiosidade: foi descoberto fósseis de animais pré – histórico.
Tempo de visitação: de 15 a 30 minutos em média.
Melhor época para visitar: Em qualquer época do ano, porém para apreciar o raio de sol entrando no Poço, tem horário específico (entre 13:00 e às 15:00 horas) dentre os meses que vão de fevereiro a outubro.
Pode tomar banho? Sim, com colete para flutuar na água.
Observação: Durante os feriados e alta temporada, há filas que podem chegar a 5 horas de espera, não aceita reservas.
Dica: Leve uma câmera subaquática para fazer lindas fotos dentro do poço | não precisa passar protetor solar pois não há exposição ao sol e antes de entrar no poço, é preciso tomar uma ducha antes.
Contato: 75 99274 3369
* Valores em 2021 que podem sofrer alteração sem prévio aviso.