Dicas de Viagem

Quero viajar sozinha, como começar?

Uma vez que você decide viajar só, uma palavra vai fazer parte do seu cotidiano: planejamento. É com ele que você tira todas as dúvidas, cria um roteiro e se orienta durante o trajeto..

Planejamento para viajar sozinha

Viajar só é um processo de autoconhecimento que proporciona experiências únicas. Você fica mais aberta a se conectar com as pessoas e com a cultura local. Além disso, é um tempo dedicado totalmente a você. O ritmo, o estilo da viagem e os passeios vão ser escolhidos de acordo com o seu gosto. Assim, você vai curtir cada momento.

Durante a viagem, você aprende a controlar os gastos, administrar o tempo e encontrar soluções rápidas para o dia a dia. No final, você vai se sentir mais madura e confiante. E depois já vai pensar no próximo destino para seguir explorando o mundo.

Mas como fazer esse planejamento? Confira esse check list básico:

1. Destino

Esse é o ponto de partida. Você precisa definir o que espera da viagem (descanso, aventura, estudo, esporte, cultura e diversão). Depois de escolher, é hora de pesquisar tudo sobre a região: distância, meios de transporte, melhor época para visitação, hospedagem, atrativos e curiosidades. Se for um destino internacional, a lista inclui idioma, visto e moeda local. Se prepare para reunir todas as informações possíveis, pois você vai precisar delas.

2. Transporte

Depois de escolher o destino, é hora de saber como chegar lá. Preços de passagem, deslocamento dentro da cidade, épocas de alta e baixa estação e caminhos alternativos. Lembre-se que os preços são dinâmicos, então faça uma conferência periódica até
encontrar a opção que melhor se encaixa no seu bolso e estilo de viagem.

3. Hospedagem

O lugar onde você vai ficar será o seu ponto de apoio durante a viagem. Por mais que você passe o dia passeando, é lá onde você irá retornar para descansar e até fazer refeições. Por isso, selecione, pelo menos, 5 opções e entre em contato, tirando todas as dúvidas.
Também veja as recomendações na internet e peça sugestões aos seus amigos.

4. Documentação

Separe todos os documentos que você possa precisar e se sentir falta de algum, providencie o quanto antes. Passaporte, identidade, CNH, carteira de plano de saúde e cartões bancários são alguns exemplos.

5. Roteiro

Conheça as atrações turísticas e liste as que deseja conhecer. Veja as possibilidades e confira se elas se encaixam na logística da viagem. Depois é só definir as atrações de acordo com a proximidade e com os dias disponíveis. Não esqueça de incluir algumas alternativas para imprevistos ou um dia de descanso caso as atividades sejam intensas.

6. Agência e Guia

Por mais que você pesquise sobre um lugar, nada como um nativo para mostrar a região. A história, a cultura e as particularidades são melhor absorvidas quando explicadas por alguém que nasceu ou mora há muito tempo na cidade. E para quem viaja só, isso faz muita diferença. O serviço de uma agência de turismo, com a participação de guias locais, torna a sua viagem mais tranquila e segura.

7. Cuidados com a saúde

Quando viajamos, nem pensamos na possibilidade de ficar doente, ter uma crise alérgica ou até algo mais grave. Mas devemos preparar-nos para isso. Por isso, leve um kit de primeiros socorros com os seus medicamentos de rotina ou que você possa precisar. Se o destino recomendar alguma vacina, tome no prazo estabelecido. Caso não tenha um plano de saúde abrangente, contrate um seguro-saúde. Também é importante informar a um parente ou amigo detalhes sobre a sua viagem, como datas, hospedagem e telefone para contato.

8. Planejamento financeiro

Para que tudo saia conforme planejou, você tem que organizar as suas finanças. Inicialmente verifique quanto você precisa para a viagem e comece a acompanhar o seu saldo. Caso já tenha o valor necessário, é hora de criar o planejamento diário. Se ainda não tiver, monte uma estratégia para economizar e alcançar a meta no prazo estabelecido. Acompanhe o planejamento a cada dia da viagem e ao retornar, veja o que funcionou ou ão. Assim você aprende a controlar seus gastos e a planejar as futuras viagens.

9. Plano B

Durante uma viagem tudo pode acontecer, então esteja preparada para um plano B. E isso inclui todos os itens anteriores, mas principalmente roteiro, transporte, hospedagem e orçamento. Mesmo que não vá usá-lo, ter um plano B vai deixá-la mais segura.

10. Check list

Antes de partir, verifique se todo o planejamento está em ordem e faça os últimos ajustes, caso necessário. Depois é só fazer as malas e aproveitar a sensação de viajar sozinha e construir a viagem do seu jeito.
Estou pronta para viajar sozinha?
Sim, está. E você só vai descobrir isso quando fizer a sua primeira viagem sozinha. Sair da zona de conforto vai trazer novas vivências e uma outra forma de ver o mundo. Basta conversar com alguém que já teve essa experiência para descobrir como ela é enriquecedora. Por isso, aventure-se! Conheça lugares, culturas, sabores e sensações. Conheça mais sobre si mesma e supere desafios. Você nunca mais será a mesma pessoa!

E se você precisa de um incentivo para começar a sua primeira viagem sozinha, venha para a Chapada Diamantina! Teremos o maior prazer em recebê-la e planejar os seus passeios. Descubra com seus próprios olhos porque tantas pessoas chamam esse lugar de mágico!

Escrito por Rosana Romão do Blog Ceará viaja.

Pacotes com Transfers

Chapada Diamantina: considerada um dos ecossistemas mais ricos do mundo

Escolha seu Pacote Agora


CADASTUR é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo

Certificado de Excelência

Chapada Adventure Daniel Certificado de Excelência2016Certificado de Excelência2017Certificado de Excelência2018Certificado de Excelência2019


Central de Atendimento

Chapada Adventure Daniel CHAPADA ADVENTURE DANIEL - CNPJ 04.168.077/0001-26
Praça Horácio de Matos, n° 114, Centro, Lençóis - Chapada Diamantina - Bahia -Brasil
CHAPADA ADVENTURE DANIEL © 2019. Todos os direitos reservados.