Dicas de Viagem

Turismo Responsável: Boas práticas de sustentabilidade na Chapada Diamantina

Quando você viaja, qual é o impacto que você deixa no lugar que visitou? O consumidor consciente é a aquele que procura impactar de forma positiva a natureza e comunidade local visitada. Veja as nossas dicas de turismo consciente e aproveite o seu destino sem prejudicar a região visitada:

Escolha um roteiro visando reduzir impactos ao meio ambiente

Ao planejar sua viagem escolha um roteiro que não impacte significativamente no ambiente natural e no desenvolvimento das comunidades locais. Viajar para os roteiros em baixa temporada é uma boa forma de evitar a sobrecarga de pessoas no ambiente. Além disso, adquira passagens aéreas em companhias que busquem diminuir os impactos ambientais causados pelos voos.

Valorize a cultura e as comunidades locais

Busque se informar sobre as atrações e valorize o patrimônio regional. Enaltecer a cultura e a gastronomia local é uma forma de movimentar a economia da região e contribuir para que a comunidade se desenvolva.

Prefira os alimentos e pratos da época e regionais

Ao escolher alimentos da região que visita, e da época, você estará optando por um consumo com menos impacto, já que são exigidos menos recursos como agroquímicos  em sua produção e eles são transportados por distâncias mais curtas, emitindo menos gases de efeito estufa.

Atenção na hora de comprar as lembrancinhas

Ao adquirir lembrancinhas você valoriza o trabalho de artesãos locais, mas fique atento ao material usado e não compre um souvenir que possa ter causado dano à natureza. Informe-se sobre a origem do matéria-prima e se a forma de extração é sustentável;

Não deixe nada no caminho

Sempre procure destinar seus resíduos corretamente e, de preferência, separe aqueles que podem ser reciclados. Se não houver coleta de lixo no local, leve um saquinho para carregar os seus resíduos e destiná-los a um local correto, sem poluir o meio ambiente – se possível, ajude a recolher o lixo que descartaram inadequadamente.

Não retire nada no caminho

Ao fazer passeios em áreas ambientais, não recolha plantas e animais, pois isso pode prejudicar o ecossistema. Nem mesmo as areias coloridas ou os cristais.

Evite o descartável

Procure levar com você o seu recipiente reutilizável para beber água ao invés de comprar água em garrafas plásticas. Leve consigo também uma sacola durável para evitar o consumo das descartáveis quando fizer compras.

Mala na medida certa

Na hora de preparar a mala, seja seletivo. Escolha roupas versáteis, que combinem facilmente entre si e sirvam para diversas situações. Isso facilita o deslocamento e pode ajudar a diminuir os gastos com transporte e com energia na lavagem.

Sem desperdício de água ou energia

Não desperdice água ou energia no hotel, pousada ou outro local onde estiver hospedado. Evitar a troca desnecessária de roupa de cama e toalhas também ajuda a não desperdiçar água e energia. Ao sair do ambiente, não esqueça de desligar a luz e o ar condicionado, e de tirar os equipamentos da tomada.

Desloque-se com consciência

Sempre que possível, tente fazer os seus passeios a pé ou de bicicleta, pois desta forma não há emissões de gases de efeito estufa, causadores das mudanças climáticas – além de ser um exercício físico agradável. Planeje o roteiro de viagem de forma a não gastar combustível à toa. Deixe os veículos motorizados para trechos mais longos. 

Não se esqueça de valorizar as belezas locais

Descubra a beleza natural e a riqueza da cultura do nosso próprio país, estado e até mesmo da nossa cidade. Há locais próximos que merecem ser visitados, reduzindo muito o impacto ambiental do passeio, e permitindo incentivar o turismo local e o desenvolvimento da economia local. Sem contar que pesa menos no bolso!

Respeite a vida selvagem

Muitos passeios de ecoturismo tem contato muito próximo a vida selvagem, não alimente e nem faça contato com os animais, além disso, ao comprar lembrancinhas, tenha certeza de que não são feitas de animais e de forma sustentável.

Lixo

Leve sempre uma sacola para recolher seu lixo, jamais deixe em meio a natureza e se puder separe e descarte de forma a permitir a reciclagem.
Com atitudes simples, você viaja, curte, se aventura, respeitando o Meio Ambiente e permitindo um planeta mais vivo.

Leve boas energias e deixe apenas saudades….

Pacotes com Transfers

Chapada Diamantina: considerada um dos ecossistemas mais ricos do mundo

Escolha seu Pacote Agora


CADASTUR é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo

Certificado de Excelência

Chapada Adventure Daniel Certificado de Excelência2016Certificado de Excelência2017Certificado de Excelência2018Certificado de Excelência2019


Central de Atendimento

Chapada Adventure Daniel CHAPADA ADVENTURE DANIEL - CNPJ 04.168.077/0001-26
Praça Horácio de Matos, n° 114, Centro, Lençóis - Chapada Diamantina - Bahia -Brasil
CHAPADA ADVENTURE DANIEL © 2019. Todos os direitos reservados.