Quando você viaja, qual é o impacto que você deixa no lugar que visitou? O consumidor consciente é a aquele que procura impactar de forma positiva a natureza e comunidade local visitada. Veja as nossas dicas de turismo consciente e aproveite o seu destino sem prejudicar a região visitada:
Ao planejar sua viagem escolha um roteiro que não impacte significativamente no ambiente natural e no desenvolvimento das comunidades locais. Viajar para os roteiros em baixa temporada é uma boa forma de evitar a sobrecarga de pessoas no ambiente. Além disso, adquira passagens aéreas em companhias que busquem diminuir os impactos ambientais causados pelos voos.
Busque se informar sobre as atrações e valorize o patrimônio regional. Enaltecer a cultura e a gastronomia local é uma forma de movimentar a economia da região e contribuir para que a comunidade se desenvolva.
Ao escolher alimentos da região que visita, e da época, você estará optando por um consumo com menos impacto, já que são exigidos menos recursos como agroquímicos em sua produção e eles são transportados por distâncias mais curtas, emitindo menos gases de efeito estufa.
Ao adquirir lembrancinhas você valoriza o trabalho de artesãos locais, mas fique atento ao material usado e não compre um souvenir que possa ter causado dano à natureza. Informe-se sobre a origem do matéria-prima e se a forma de extração é sustentável;
Sempre procure destinar seus resíduos corretamente e, de preferência, separe aqueles que podem ser reciclados. Se não houver coleta de lixo no local, leve um saquinho para carregar os seus resíduos e destiná-los a um local correto, sem poluir o meio ambiente – se possível, ajude a recolher o lixo que descartaram inadequadamente.
Ao fazer passeios em áreas ambientais, não recolha plantas e animais, pois isso pode prejudicar o ecossistema. Nem mesmo as areias coloridas ou os cristais.
Procure levar com você o seu recipiente reutilizável para beber água ao invés de comprar água em garrafas plásticas. Leve consigo também uma sacola durável para evitar o consumo das descartáveis quando fizer compras.
Na hora de preparar a mala, seja seletivo. Escolha roupas versáteis, que combinem facilmente entre si e sirvam para diversas situações. Isso facilita o deslocamento e pode ajudar a diminuir os gastos com transporte e com energia na lavagem.
Não desperdice água ou energia no hotel, pousada ou outro local onde estiver hospedado. Evitar a troca desnecessária de roupa de cama e toalhas também ajuda a não desperdiçar água e energia. Ao sair do ambiente, não esqueça de desligar a luz e o ar condicionado, e de tirar os equipamentos da tomada.
Sempre que possível, tente fazer os seus passeios a pé ou de bicicleta, pois desta forma não há emissões de gases de efeito estufa, causadores das mudanças climáticas – além de ser um exercício físico agradável. Planeje o roteiro de viagem de forma a não gastar combustível à toa. Deixe os veículos motorizados para trechos mais longos.
Descubra a beleza natural e a riqueza da cultura do nosso próprio país, estado e até mesmo da nossa cidade. Há locais próximos que merecem ser visitados, reduzindo muito o impacto ambiental do passeio, e permitindo incentivar o turismo local e o desenvolvimento da economia local. Sem contar que pesa menos no bolso!
Muitos passeios de ecoturismo tem contato muito próximo a vida selvagem, não alimente e nem faça contato com os animais, além disso, ao comprar lembrancinhas, tenha certeza de que não são feitas de animais e de forma sustentável.
Leve sempre uma sacola para recolher seu lixo, jamais deixe em meio a natureza e se puder separe e descarte de forma a permitir a reciclagem.
Com atitudes simples, você viaja, curte, se aventura, respeitando o Meio Ambiente e permitindo um planeta mais vivo.
Leve boas energias e deixe apenas saudades….