Chapada Diamantina: O que calçar nos passeios e trekkings! | Chapada Adventure Daniel | Chapada DiamantinaDicas de Viagem | Veja |

Dicas de Viagem

Chapada Diamantina: O que calçar nos passeios e trekkings!

Passeios na Chapada Diamantina: – O que calçar!

Os calçados e as meias são nossos aliados nos passeios em meio a natureza exuberante da Chapada Diamantina, tem a função de propor conforto e proteção aos nossos pés, mas se não tomarmos cuidados, ou se não soubermos escolher, podem virar nossos inimigos, um tênis ou bota mal escolhidos podem virar um martírio em um trekking de 05 dias por exemplo, então siga as dicas abaixo para você ter a melhor experiência em suas aventuras pela Chapada Diamantina:

1 – A primeira dúvida sempre vai ser a seguinte:  uso o tênis que tenho ou compro uma bota de trilha? A resposta é a seguinte, se vai fazer passeios saindo e voltando para Lençóis, desses que duram um dia, pode usar o seu tênis, porém, os tênis de corrida são leves e possuem pouca aderência, isso pode fazer com que você escorregue em pedra molhada, ou em área com areia, o tênis ideal seria o mais aderente, geralmente é um pouco mais pesado, se seu tênis é deste tipo, bom passeio! Para quem vai fazer o trekking do Vale do Pati, o trekking da Cachoeira do Mixila ou o passeio da Cachoeira da Fumacinha indicamos bota para trilha.

2 – Sempre que for calçar sua meia, tênis ou bota, verifique se não há algo dentro, pode haver algum inseto, bichinho ou até algum objeto que possa lhe machucar. Além de olhar, bata com o calçado no chão. Somente depois o calce.

3 – Calçados sem uso por algum tempo, tende a romper, rasgar, descosturar, descolar, portanto antes de fazer seu passeio na Chapada Diamantina, use o para certificar que ele vai aguentar a sua aventura pelo destino de Ecoturismo baiano.

4 – Você vai comprar uma bota nova para fazer trekking ou até mesmo os passeios de um dia, maravilha! A nossa dica é que não deixe para usar somente aqui, durante o passeio ou trekking. É muito importante você “amaciá-la” antes. Use para caminhar perto da sua casa, de preferência em locais que possuam subidas e descidas. Ninguém merece calos em plena trilha, não é verdade?

5 – Verifique também se a bota é impermeável, pois a chuva é um fenômeno natural e pode ocorrer a qualquer momento. Ficar com os pés molhados por horas não é recomendado para a saúde.

6 – Quando for adquirir seu calçado para os passeios ou trekkings pela Chapada Diamantina, não se esqueça de ver a aderência do mesmo, por aqui você vai ter solos diferentes, como barro, areia, riachos, pedras molhadas, pedras soltas, subidas e descidas íngremes.

7 – A bota com cano alto vai lhe proteger mais e lhe dar mais segurança, evitando torções dos tornozelos, também ajuda se sua mochila estiver pesada.

8 – Ao escolher comprar uma bota impermeável, cano longo e aderente ao solo, no geral você vai “investir” em torno de R$ 700,00. As marcas mais pedidas pelos trilheiros experientes são: Quechua, Timberland, Salomon, The North Face e Columbia. É importante experimentar e ver as dicas de amigos e vendedores da loja também. Algumas pessoas preferem comprar um número maior para evitar calos e por conta da meia mais grossa que geralmente usam com a bota. Na hora da compra, caminhe pela loja, já leve a meia que pretende usar junto com a bota. Não é um valor baixo a ser investido, então capriche na escolha!

9 – Tenha o hábito de dar dois laços ou nós no cadarço da bota ou do tênis, um cadarço desamarrado pode ser o ponto final de um passeio, se você cair por causa deles. E para guardar seu calçado, lave com água corrente, seque à sombra e guarde em local arejado e sem sol, não esqueça de usá-la sempre que possível para que dure mais.

10 – A meia que vai acompanhar seu calçado é tão importante quanto, pois ajuda a proteger e dar conforto aos seus pés durante os passeios pela Chapada Diamantina. Há no mercado, meias mais grossas específicas para trilhas, permitem a respiração dos pés, diminuem a fricção dos pés com a bota, assim evitando bolhas e são mais longas do que a bota, evitando entrar terra pelo tornozelo. E para quem vai fazer o trekking de 05 dias é importante levar uma meia para cada dia, mesmo que dê tempo de lavar na casa de nativo, pode não secar.

O preparo físico é fundamental para encarar os 05 dias de trekking no Vale do Pati e até mesmo o passeio mais longo de 01 dia como o passeio da Cachoeira da Fumaça, Passeio da Águas Claras, Cachoeira da Fumacinha, mas o calçado certo pode tornar a sua experiência na Chapada Diamantina ainda mais incrível e proveitosa!

Escrito por Flávia Brivio

Veja também:

Pacotes com Transfers

Chapada Diamantina: considerada um dos ecossistemas mais ricos do mundo

Escolha seu Pacote Agora


CADASTUR é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo
Chapada Adventure Daniel


Certificado de Excelência

Chapada Adventure Daniel Certificado de Excelência2016Certificado de Excelência2017Certificado de Excelência2018Certificado de Excelência2019Certificado de Excelência2020


Central de Atendimento

Chapada Adventure Daniel CHAPADA ADVENTURE DANIEL - CNPJ 15.642.280/0001-09
Rua Comendador Antônio Botelho de Andrade, Quadra 24 lote 07, Encontro dos Rios, Lençóis - Chapada Diamantina - Bahia -Brasil
CHAPADA ADVENTURE DANIEL © 2022. Todos os direitos reservados.