Dicas de Viagem

Como se preparar para trilhas mais longas na Chapada Diamantina?

A Chapada Diamantina é recheada de atrativos turísticos de uma beleza incrível! Cachoeiras, cavernas, piscinas naturais, paisagens lindíssimas. Alguns passeios na Chapada Diamantina conseguimos fazer com facilidade, porém, há outros passeios que precisamos de preparo físico para encarar o sobe e desce do terreno natural e a distância da caminhada. Claro que somos super-recompensados em ter este contato com a natureza, revigorando as energias e visitando atrativos apaixonantes na Chapada Diamantina.

Para quem já está acostumado com turismo de aventura e já encarou outras trilhas longas pelo mundo afora, fazer a trilha na Chapada Diamantina não é diferente, mas para quem deseja iniciar a vida de trilheiro, neste artigo, vamos dar dicas de como se preparar para trilhas mais longas na Chapada Diamantina, entre 6 a 20 km de caminhada por dia. Antes, saiba que a preparação é de suma importância para que você finalize com êxito o percurso.

1) Dicas:

* Comece com caminhada no campo próximo a sua casa, ou no calçadão da sua cidade, inicie em trajeto mais reto, marque quanto tempo consegue fazer sem chegar a exaustão, o ideal é fazer na primeira semana, 30 minutos de caminhada por 3 dias intercalados.

*Na segunda semana aumente a quantidade de tempo caminhando e a quantidade de dias de caminhada na semana. Aos poucos vá aumentando o ritmo, o tempo de caminhada e a quantidade de dias na semana, mude também o terremo, procure um local com subida e descida, afinal, a trilha não é reta.

*Para conhecermos a Cachoeira da Fumaça por exemplo, caminhamos 6 km para ir e mais 6 km para voltar e levamos em média 2 horas em cada trecho, então é ideal que o corpo esteja adaptado a caminhar diariamente por pelo menos 1 hora em terreno com subida e descida.

* Para melhorar ainda mais seu condicionamento físico, suba escadas, sim, vá do térreo até o quinto andar de escadas, cuidados com os joelhos. É importante fortalecer os músculos das pernas, abdomem, glúteos e lombar, pois são as partes mais requisitadas do corpo durante a trilha longa.

* Outra dica importante é caminhar em horários diferentes, para que você se adapte também com o sol da Bahia, algumas trilhas possuem vegetação rasteira, permitindo a incidência total do sol na sua pele.

* Após estar adaptado a caminhar em terreno acidentado por 1 hora diariamente, treine com uma mochila com uns 4 a 5 kgs de peso, afinal na trilha você vai levar lanche, água, máquina fotográfica, toalha e precisa acostumar com o peso da mochila também. Se for pernoitar na trilha, sua mochila vai ser ainda mais pesada, então, na medida que for se acostumando, coloque mais peso na mochila.

* Outra coisa tão importante quanto ao hábito da caminhada em terreno natural carregando a mochila é o calçado no seu pé, imagine estar adaptado a caminhar por grande distância, em terreno acidentado carregando a sua mochila com seus pertences e uma bota nova lhe fazendo calo! Então como dizemos por aqui, sua bota precisa estar “amaciada”, comece a usar o quanto antes, treine com ela, assim, a adaptação com o calçado também estará ok.

* Para você medir a distância e até mesmo as subidas e descidas, aposte em aplicativos gratuitos. Uma boa dica é o Sansung Helth, ele marca a distância percorrida, o tempo gasto, se o terreno é plano, marca a velocidade e até lhe “presenteia” com troféus a medida que melhora o desempenho. Ah, também tem desafios em grupo.

* Cuide da alimentação e beba muita água, corpo bem alimentado e hidratado, funciona melhor.

2) Importante:

Visite o seu médico, um instrutor de Educação física e um nutrólogo eles são profissionais na área e te ajudarão ainda mais aumentar o seu desempenho e verificar como está a sua saúde.

Lembre se, melhorando seu condicionamento físico, além de permitir fazer uma trilha  sem se preocupar com quanto falta para acabar, vai te permitir curtir as belas paisagens, vai prevenir lesões e permitir finalizar o passeio, trilha ou trekking com a melhor experiência possível.

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