Dicas de Viagem

Quais as Cidades do Parque Nacional da Chapada Diamantina e distância entre elas?

A Chapada Diamantina é o principal destino de Ecoturismo do Brasil, a área de preservação, o Parque Nacional da Chapada Diamantina, é só uma parte de um território que guarda uma quantidade incrível de montanhas, cachoeiras, grutas, cânions, chapadões e rios. O Parque Nacional da Chapada Diamantina está a 425 km de Salvador e possui 152 mil hectares de área distribuída por sete cidades: Andaraí,
Ibicoara, Iramaia, Itaetê, Lençóis, Mucugê e Palmeiras, cada uma com sua característica e cheia de atrativos naturais.

Andaraí – Igatu

Igatu é um distrito do município de Andaraí que, assim como Lençóis , possui uma bela arquitetura herdada do século XIX, resquício da época do Ciclo do Diamante. Chegou a possuir cinema, loja de produtos importados e uma usina de energia elétrica.

A Vila de Igatu, antes chamada de Xique-Xique de Igatu , era um dos lugares mais povoados da região, chegando a 9 mil habitantes, e hoje  tem aproximadamente 400 moradores. As ruínas das casas de pedra do distrito integram um Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

O museu a céu aberto “Galeria Arte e Memória” é uma das atrações mais importantes do local, responsável por guardar utensílios do garimpo e sediar exposições temporárias. Com seis cachoeiras ao seu redor, Igatu tem infraestrutura turística com pousadas, restaurantes e bar. Lá são comemoradas as festas de São João, de São Sebastião e o Festival de Igatu.

Igatu também conta com Parque Urbano de Preservação Ambiental, Histórica e Lazer, criado em 2007 para proteger as ruínas do bairro Luís dos Santos e as áreas internas dos afloramentos rochosos da Manga do Céu, situados entre o antigo garimpo do Verruga e a parte norte da subida da Barriguda.

Ibicoara

No sul da Chapada Diamantina , está a cidade de Ibicoara. Antes conhecida como “Povoado de São Bento”, era ponto de descanso de tropeiros e garimpeiros que viajavam para Mucugê ou Andaraí. Cercada por rios, poços e cachoeiras, a atividade do ecoturismo tem crescido anualmente com a fama da estonteante Cachoeira do Buracão e da incrível Cachoeira da Fumacinha.

Ibiocara também se destaca por ser uma das maiores produtoras de café e hortigranjeiro do estado, além da produção de cachaça.

A cidade recebe muitos visitantes durante os seus festejos: Festa de São Bento e Reisado, carnaval e São João. Lá, é possível visitar tradicionais fazendas de café, Casas de Farinha e cachaçarias.

Itaetê

No sul do Parque Nacional da Chapada Diamantina, a cidade é repleta de atrativos voltados para o turismo de aventura, como as grutas da Lapa do Bode, Natal e da Lagoa Preta, além das Cachoeiras Herculano (120 metros) e Cachoeira Roncadeira (80 metros). O atrativo mais procurado é o Poço Encantado, um dos mais belos cartões-postais da região, somente quem já visitou entende o porquê do nome encantado, dentro de uma caverna encontramos um poço com água transparente capaz de dar para observar troncos la no fundo.

Lençóis

Fundada no auge do garimpo, em meados do século XIX ,Lençóis já recebeu o título de “Capital do Diamante”. Uma cidade conhecida como porta de entrada da Chapada Diamantina destaca-se por atrativos naturais, por um belo conjunto arquitetônico, estrutura hoteleira e agências de turismo referência no destino.

Lençóis foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1973 como patrimônio nacional. Quem visita esta cidade, pode contar com excelente infraestrutura de hospedagem e gastronomia variada. De Lençóis também é possível iniciar a grande maioria dos passeios para conhecer toda Chapada Diamantina . Os bares e restaurantes de Lençóis estão sempre movimentados, sendo os mais procurados situados na Rua das Pedras e Baderna, lugares que conferem a Lençóis charme e boemia.

Lençóis é conhecida ainda por estar cercada por parques naturais que abrigam alguns dos principais atrativos turísticos naturais da Chapada Diamantina . O Parque da Muritiba, por exemplo, reúne as piscinas naturais do Serrano, o Salão de Areias, a Cachoeirinha, a Cachoeira da Primavera e o Poço Halley. O Ribeirão do Meio , um escorrega natural, perfeito para diversão de toda família; belíssimas Cachoeira do Sossego e Cachoeira do Mosquito ; o pantanal do Marimbus, as pinturas rupestres da Serra das Paridas são alguns outros exemplos de atrativos naturais de Lençóis.

Os festejos do São João (comemorado em junho durante mais de três dias, geralmente) com muito arrasta pé e bandas locais, a Festa de Senhor dos Passos (novena festiva que vai do final de janeiro a 2 de fevereiro) e o Festival de Lençóis são algumas das datas mais importantes do calendário cultural da cidade.

Mucugê

Fundada no fim do século XVIII, Mucugê é uma das cidades mais antigas da Chapada Diamantina . A arquitetura se destaca pela beleza dos casarões coloniais de estilo português e atualmente o local vive de duas atividades econômicas: turismo e agronegócio.

Nos últimos três anos, Mucugê diversificou o calendário de eventos e festas, tornando-se um dos destinos mais procurados no período de São João e promovendo anualmente a Feira Literária de Mucugê, Festival de Forró e o Festival Gastronômico, além de eventos esportivos.

Mucugê abriga o Parque Municipal de Mucugê (Projeto Sempre Viva), com uma área de 270 hectares, que trabalha com várias atividades, tais como: pesquisa em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana para a reprodução de uma espécie endêmica de sempre-viva (Syngonanthus mucugensis A.Giulietti) que está ameaçada de extinção; geoprocessamento e confecção de mapas temáticos; educação ambiental; e coletas de plantas. Já foram catalogadas mais de mil plantas no herbário do parque.

Entre os atrativos naturais mais conhecidos de Mucugê, estão a Cachoeira dos Funis, das Andorinhas, Cânion das Sete Quedas, Mar de Espanha, Cachoeira da Sibéria e Cachoeira do Cardoso.

Palmeiras – Vale do Capão e Campos de São João

O Vale do Capão é um subdistrito de Palmeiras, formado pela Serra do Candombá e pela Serra da Larguinha. Um lugar conhecido pela paz, é um ótimo destino para quem busca por experiências de autoconhecimento.

O atrativo natural mais conhecido do Vale do Capão é a Cachoeira da Fumaça, a maior do país com acesso em 1 dia e uma das maiores do mundo, com quase 400 metros de altura. Entre montanhas, rios e cachoeiras, o local conta com diversas terapias alternativas: retiros espirituais, aulas de Yoga, rodas de cura, massagem, acupuntura,entre outras.

Quem busca por entretenimento, pode encontrar no Circo do Capão, um espaço fixo que conta com apresentações das diversas artes. O Vale conta também com 3 festivais anuais: Festival de Jazz, de Reggae e o de Blues. Todos os domingos o “centrinho” do Vale do Capão recebe a feira orgânica, e na sequência apresentação de capoeira e roda de samba.

No município de Palmeiras encontra-se o distrito de Campos de São João, situado a 5 km do famoso Morro do Pai Inácio e banhado pelos córregos São João e São João Velho, tem como atrativos mais conhecidos o Quebra-bunda e o Poço da Sorte.

São João é o padroeiro do local e é durante os festejos juninos que a comunidade fica especialmente animada. O lugarejo também é conhecido pela grande quantidade de árvores da espécie Flor-de-são-joão, que dão um lindo efeito visual com flores amarelo-ouro durante o período de floração.

A infraestrutura turística de Campos de São João está baseada em pousadas, bares, lanchonetes e a conhecida “Fabriqueta de Doces D’afra”, que oferece mais de 10 tipos de maravilhas açucaradas, entre eles o doce de Licuri com chocolate.

Qual a distância entre as cidades do Parque Nacional da Chapada Diamantina?

De Lençóis para Mucugê – 150 km
De Lençóis para Campos de São João – 30 km
De Lençóis para Palmeiras – 50 km
De Lençóis para Itaetê – 156 km
De Mucugê para Ibicoara – 80 km
De Ibicoara para Iramaia – 54 km

Veja também:

Fonte de pesquisa: Wikipédia e google Maps.

Pacotes com Transfers

Chapada Diamantina: considerada um dos ecossistemas mais ricos do mundo

Escolha seu Pacote Agora


CADASTUR é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo

Certificado de Excelência

Chapada Adventure Daniel Certificado de Excelência2016Certificado de Excelência2017Certificado de Excelência2018Certificado de Excelência2019


Central de Atendimento

Chapada Adventure Daniel CHAPADA ADVENTURE DANIEL - CNPJ 15.642.280/0001-09
Praça Horácio de Matos, n° 114, Centro, Lençóis - Chapada Diamantina - Bahia -Brasil
CHAPADA ADVENTURE DANIEL © 2020. Todos os direitos reservados.