A Chapada Diamantina é um destino de natureza, com suas grutas incríveis, rios com águas transparentes e com cor amarronzada, cachoeiras pequenas e grandes, várias trilhas e até um dos principais trekking do mundo você vai encontrar por aqui, o famoso Trekking do Vale do Pati. Mas além de toda esta beleza natural e cultural, na Chapada Diamantina tem muitas curiosidades geográficas, históricas, interessantes…. Vou contar 12 para você:
1) A cidade de Lençóis, conhecida pelo seu casario colonial que testemunha a pompa dos barões do ciclo do Diamante, chegou a possuir 25 mil habitantes e foi capital “Das Lavras Diamantinas.
2) O trekking do Vale do Pati ganhou o prêmio de melhor roteiro do Brasil. O prêmio foi cedido pelo Ministério do turismo em 2010.
3) O Pico do Barbado é o pico mais alto do nordeste brasileiro com 2033 metros acima do mar, localizado entre os municípios de Rio de Contas e Abaíra.
4) Lençóis na Chapada Diamantina, foi a maior produtora mundial de diamantes, chegou a ter um consulado francês para facilitar o comércio com aquele país, oferecendo diamante e recebendo artigos de luxo.
5) O canal do Panamá, os metrôs de Buenos Aires, Nova Iorque e Paris foram construídos com diamantes de corte da Chapada Diamantina.
6) O Jarê é uma prática religiosa de matriz africana presente exclusivamente na região da Chapada Diamantina.
A cidade de Lençóis foi morada de Horácio de Matos, último e maior dos chefes dos “jagunços”, o próprio Governo de Epitácio Pessoa foi obrigado a assinar com ele um acordo de pacificação com ele, e a Coluna Prestes teve de sair do país depois que invadiu seus domínios.
7) A Chapada Diamantina, mas precisamente Lençóis traz em sua história pelo menos dois grandes nomes da literatura brasileira: Afrânio Peixoto (1876 – 1947) e Urbano Duarte (1855 – 1902).
8) A abertura da novela Pedra sobre Pedra foi gravada dentro da gruta Lapa Doce.
9) Algumas cidades na Chapada Diamantina tem seus nomes extraídos da cultura indígena: Andaraí (rio dos morcegos), Itaetê (pedra verdadeira), Piatã (pé duro), Iraquara (esconderijo do mel).
10) Rio de Contas na Chapada Diamantina é uma das cidades mais antigas da região, com arquitetura do século XVII. Foi a primeira cidade planejada no Brasil, em 1745, época do apogeu do ouro.
11) No Morro do Castelo localizado no Vale do Pati, tem uma gruta no seu topo e ao atravessá-la você terá acesso a um mirante incrível.
12) Lençóis está a 394 metros de altitude, sim, a 394 metros acima do nível do mar, Mucugê a 1151 metros e Piatã a 1362 metros.
Escrito por Flávia Brivio
Veja também: