12 curiosidades sobre Chapada Diamantina | Chapada Adventure Daniel | Chapada DiamantinaCoisas da Chapada Diamantina | Veja |

Coisas da Chapada Diamantina

12 curiosidades sobre Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é um destino de natureza, com suas grutas incríveis, rios com águas transparentes e com cor amarronzada, cachoeiras pequenas e grandes, várias trilhas e até um dos principais trekking do mundo você vai encontrar por aqui, o famoso Trekking do Vale do Pati. Mas além de toda esta beleza natural e cultural, na Chapada Diamantina tem muitas curiosidades  geográficas, históricas, interessantes…. Vou contar 12 para você:

1) A cidade de Lençóis, conhecida pelo seu casario colonial que testemunha a pompa dos barões do ciclo do Diamante, chegou a possuir 25 mil habitantes e foi capital “Das Lavras Diamantinas.

2) O trekking do Vale do Pati ganhou o prêmio de melhor roteiro do Brasil. O prêmio foi cedido pelo Ministério do turismo em 2010.

3) O Pico do Barbado é o pico mais alto do nordeste brasileiro com 2033 metros acima do mar, localizado entre os municípios de Rio de Contas e Abaíra.

4) Lençóis na Chapada Diamantina, foi a maior produtora mundial de diamantes, chegou a ter um consulado francês para facilitar o comércio com aquele país, oferecendo diamante e recebendo artigos de luxo.

5) O canal do Panamá, os metrôs de Buenos Aires, Nova Iorque e Paris foram construídos com diamantes de corte da Chapada Diamantina.

6) O Jarê é uma prática religiosa de matriz africana presente exclusivamente na região da Chapada Diamantina.

A cidade de Lençóis foi morada de Horácio de Matos, último e maior dos chefes dos “jagunços”, o próprio Governo de Epitácio Pessoa foi obrigado a assinar com ele um acordo de pacificação com ele, e a Coluna Prestes teve de sair do país depois que invadiu seus domínios.

7) A Chapada Diamantina, mas precisamente Lençóis traz em sua história pelo menos dois grandes nomes da literatura brasileira: Afrânio Peixoto (1876 – 1947) e Urbano Duarte (1855 – 1902).

8) A abertura da novela Pedra sobre Pedra foi gravada dentro da gruta Lapa Doce.

9) Algumas cidades na Chapada Diamantina tem seus nomes extraídos da cultura indígena: Andaraí (rio dos morcegos), Itaetê (pedra verdadeira), Piatã (pé duro), Iraquara (esconderijo do mel).

10) Rio de Contas na Chapada Diamantina é uma das cidades mais antigas da região, com arquitetura do século XVII. Foi a primeira cidade planejada no Brasil, em 1745, época do apogeu do ouro.

11) No Morro do Castelo localizado no Vale do Pati, tem uma gruta no seu topo e ao atravessá-la você terá acesso a um mirante incrível.

12) Lençóis está a 394 metros de altitude, sim, a 394 metros acima do nível do mar, Mucugê a 1151 metros e Piatã a 1362 metros.

Escrito por Flávia Brivio

Veja também:

Pacotes com Transfers

Chapada Diamantina: considerada um dos ecossistemas mais ricos do mundo

Escolha seu Pacote Agora


CADASTUR é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo
Chapada Adventure Daniel


Certificado de Excelência

Chapada Adventure Daniel Certificado de Excelência2016Certificado de Excelência2017Certificado de Excelência2018Certificado de Excelência2019Certificado de Excelência2020


Central de Atendimento

Chapada Adventure Daniel CHAPADA ADVENTURE DANIEL - CNPJ 15.642.280/0001-09
Rua Comendador Antônio Botelho de Andrade, Quadra 24 lote 07, Encontro dos Rios, Lençóis - Chapada Diamantina - Bahia -Brasil
CHAPADA ADVENTURE DANIEL © 2021. Todos os direitos reservados.