A Chapada Diamantina é encantadora com seus mais de 1520 km quadrados de belezas naturais, como cânions, cachoeiras, grutas, poços, piscinas naturais, morros e rios! O Trekking do Vale do Pati é um dos atrativos turísticos da Chapada Diamantina mais desejados pelos amantes de longas caminhadas em meio a natureza. O trekking do Vale do Pati se caracteriza por caminhadas extensas em áreas planas, porém com vários momentos de subidas e descidas íngremes e passagens por leitos de rios, o que o classifica com nível elevado de esforço físico. As hospedagens são em casa de moradores, casas simples mas bem receptiva. A cada instante nos deparamos com paisagens incríveis que nos faz pensar, compreender e admirar toda a natureza local e a nossa própria vida.
Mais afinal o que fazer no Vale do Pati em 5 dias?
Primeiro dia: Saída de Lençóis até a entrada da trilha no Guiné, por onde iniciaremos o trekking do Vale do Pati, passaremos pelos campos de altitude dos Gerais do Rio Preto e pelo magnífico Mirante do Pati, parada obrigatória para apreciar o caminho que faremos nos próximos dias e claro, registrar este momento com fotografias. Caminharemos em torno de 12 km, em trechos com subidas e descidas, atravessaremos o Rio Preto e chegaremos na primeira casa de morador onde teremos o jantar feito por nativos e uma caminha para descansar para a aventura no segundo dia.
Segundo dia: Após o farto café da manhã na casa em que estaremos hospedados, seguiremos o nosso trekking do Vale do Pati por mais 15 km aproximadamente, neste dia teremos subidas e descidas íngremes, passagem por gruta escura, subiremos o Morro do Castelo, será o dia em que iremos mais alto (1600 metros) durante a expedição de 5 dias, e na descida iremos até a Cachoeira dos Funis para um banho energizante em águas geladas, no final iremos para a casa de nativo onde teremos um jantar feito por eles e nosso pernoite.
Terceiro dia: Depois do café da manhã, partiremos para mais um dia de expedição pelo Vale do Pati, teremos o dia mais difícil, com aproximadamente 16 km de caminhada, levando nossos pertences, com trechos de subidas e descidas, mas vale a pena, teremos uma vista de impressionar, com parada para registrar o visual do Vale do Cachoeirão, veremos a queda por cima, olhar para o fundo de 280 metros onde cai a cachoeira é apaixonante!
Quarto dia: Depois do café da manhã, em horário combinado com o guia, partiremos para o nosso quarto dia de trekking no Vale do Pati, este dia é o mais tranquilo da expedição, serão aproximadamente 10 km de caminhada, passaremos por lindas paisagens, visitaremos o Poço da Árvore além de termos a vista do Castelo de frente, ideal para fotografias, teremos a noção do porque do nome castelo, ao final, partiremos para o nosso último pernoite em uma casa mais próxima a saída.
Quinto dia: Algumas vezes o guia combina de sairmos mais cedo para não pegarmos tanto sol durante a famosa Subida do Império, mas claro, teremos o nosso farto café da manhã no último dia na casa de nativo. Iremos em direção a cidade de Andaraí que é a saída mais tradicional do trekking do Vale do Pati, no alto da Subida do Império teremos uma linda vista e começaremos a nos despedir do famoso Vale do Pati, com a sensação de dever cumprido e sonho realizado. Antes de embarcar em um carro para Lençóis, que tal experimentarmos os sorvetes da famosa sorveteria Apolo em Andaraí?
O que está incluso em nossos pacotes para a expedição no Vale do Pati – 5 dias?
- Hospedagem em casa de nativos;
- Jantares em casa de nativos feito por eles;
- Café da manhã na casa de nativos feito por eles;
- Transporte de Lençóis até o início da trilha;
- Transporte do final da trilha em Andaraí até Lençóis;
- Guias locais e experientes;
- Seguro de acidente pessoal;
- Lanche na trilha respeitando às restrições alimentares.
- Transfer in e out da rodoviária de Lençóis até a sua hospedagem em Lençóis (com exceção se for no Barro Branco);
- Transfer in e out do aeroporto de Lençóis até a sua hospedagem em Lençóis (com exceção se for no Barro Braco);
- Caso venha de carro, temos garagem para você deixar o carro;
- Guarda volume para deixar bagagem extra;
- Logística de travessia, entrada pelo Guiné e saída por Andaraí.
Importante saber antes de planejar seu trekking para o Vale do Pati:
- * As casas dos moradores são simples, os banheiros são coletivos e não há chuveiro com água quente e a energia é originária de placas solares.
- * Em época de baixa temporada, conseguimos reservar quarto para casal nas casas de nativos com reservas antecipadas.
- * Há venda de produtos e bebidas nas casas de nativos, é importante levar dinheiro trocado.
- * Não leve peso atoa na mochila, clique no link abaixo sobre o que levar na mochila para o Vale do Pati.
- * Antes de comprar seu pacote para o Trekking do Vale do Pati, certifique-se do que está incluso, como por exemplo, transporte de Lençóis até o início da trilha, jantares na casa de moradores feitos pelos moradores ou serão feitos pelos guias, se o lanche na trilha está incluso e etc.
- * Não há sinal de TV, internet ou celular.
- * A travessia exige preparo físico.
- * Há exposição solar por quase toda a trilha.
- * Não é necessário levar material de camping, pois a casa tem estrutura como cama, roupa de cama, lençol e toalha de banho.
A distância de recursos tecnológicos como internet, sinal de celular e sinal de Tv, proporciona aos viajantes uma imersão no seu “eu”, desconectados do mundo e conectados consigo mesmo. Uma grande parte dos que fazem a travessia do Vale do Pati dizem que é uma experiência desafiadora, incrível e singular. E ai, partiu, Vale do Pati?
Por Flávia Brivio