Dicas de Viagem

Vale do Pati na Chapada Diamantina – O que levar na mochila?

O vale de Pati está entre as travessias mais lindas do mundo, além da beleza cênica, quem já visitou este local encantador, diz que por ficar sem internet teve um encontro com o próprio eu, obteve respostas para perguntas quase impossíveis de responder, há quem diga que o contato com natureza pelos 5 dias no Vale do Pati o deixou mais feliz e esperançoso, outras pessoas relatam sobre a simplicidade da vida dos nativos naquela imensidão de beleza natural. Cada um tem um tipo de experiência e vivência, o que sabemos é que todos saem com a sensação de dever cumprido e de desafio completado.

Para que tenham uma boa experiência é importante o planejamento e sanar as dúvidas, e uma dúvida que aparece sempre é o que levar na mochila para fazer a travessia do Vale do Pati. É importante levar só o necessário, afinal você carregará a mochila todos os dias, mas ter bons equipamentos é fundamental. Listamos abaixo o que não pode faltar na sua mochila para conhecer este local incrível na Chapada Diamantina.

  • Mochila entre 20 e 40 litros: O mais importante é ser confortável no ombro e tenha como prender na cintura.
  • Sapato confortável e apropriado para trekking: Pode ser tênis ou bota, a bota ajuda a evitar torção no tornozelo, mas precisa estar amaciada, use algumas semanas antes de fazer a trilha, pois botas novas costumam dar bolhas e calos. Há sapatos impermeáveis, se tiver é bom, pois tem travessia de riachos e pode estar chovendo, mas se não tiver não há problemas.
  • Meias: É importante que sejam meias longas e mais grossas, se possível 1 par para cada dia.
  • Agasalho leve: Se possível um corta vento que também sirva de capa de chuva.
  • Chinelo: Para usar na casa de nativos e descansar os pés.
  • Dinheiro: Leve dinheiro trocado para comprar bebidas ou outras coisas que os nativos vendem.
  • Remédios: Levar remédios de rotina, caso façam uso. O guia não leva remédios e lá dentro não há farmácia, outra dica é levar alguma pomada de andiroba ou arnica para dores musculares.
  • Água: Leve pelo menos 1,5 litros de água no primeiro dia, poderá ir abastecendo nos riachos ou comprar água na casa de nativos a noite. Poderá levar hipoclorito ou pastilhas para purificar a água que colhe do rio.
  • Roupas: Leve roupas leves para caminhada, roupa de banho e roupa para dormir, não exagere, para a mochila não ficar pesada. Algumas pessoas levam camisas de secagem rápida, assim repetem roupa, dá para lavar roupa na casa de nativos, as mais finas sempre secam. Uma dúvida que aparece é usar bermuda ou calça, você poderá escolher, as calças ajudam a proteger mais as pernas.
  • Toalha: Leve uma pequena, a toalha de secagem rápida é pequena e poderá usar todos os dias a mesma.
  • Eletrônicos: A energia da casa dos nativos é solar, então não leve muitos eletrônicos, você nem usará tanto assim, rsrs, mas o celular vai precisar para fazer registros de sua passagem pelo Vale do Pati, leve carregador, um T(benjamim) também é importante, nem sempre tem muitas tomadas no quarto.
  • Higiene pessoal: Shampoo, condicionador, protetor solar, sabonete, protetor labial, hidratante corporal, pasta de dente, escova de dente, álcool em gel (para passar nas mãos antes de lanchar na trilha), repelente de insetos, lenço umedecido, tudo em embalagem pequena, leve o mínimo possível para não pesar a mochila.
  • Capa de chuva: Para você, para a mochila e também é bom levar sacos plásticos para separar roupas limpas e sujas na mochila.
  • Bastão de caminhada: Antes de comprar, veja se realmente vai usar, se conseguir usar é um ajudante e tanto.
  • Chapéu: Boné ou chapéu, os que também cobrem o pescoço é ainda melhor.
  • Mochila de ataque: Mochila pequena, vai ter dia que só precisa levar a mochila pequena, poderá deixar na casa de nativo a grande, isso acontece 1 ou 2 dias apenas, precisa mensurar se vale a pena.
  • Lanterna: Algumas pessoas usam a do próprio celular, se for comprar, melhor que seja uma de cabeça, quanto menos coisas nas mãos é melhor.

Se você estiver levando mais coisas por ter mais dias para fazer passeios pela Chapada Diamantina, a agência Chapada Adventure Daniel disponibiliza um local para guardar.

Importante: Não leve coisas em excesso, quanto mais pesada a mochila mais dificuldade sentirá. O ideal é que a mochila tenha no máximo 10% do seu peso, este é o máximo, se conseguir reduzir ainda mais o peso da mochila, melhor para você.

Veja também:

Pacotes com Transfers

Chapada Diamantina: considerada um dos ecossistemas mais ricos do mundo

Escolha seu Pacote Agora


CADASTUR é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo
Chapada Adventure Daniel


Certificado de Excelência

Chapada Adventure Daniel Certificado de Excelência2016Certificado de Excelência2017Certificado de Excelência2018Certificado de Excelência2019Certificado de Excelência2020


Central de Atendimento

Chapada Adventure Daniel CHAPADA ADVENTURE DANIEL - CNPJ 15.642.280/0001-09
Rua Comendador Antônio Botelho de Andrade, Quadra 24 lote 07, Encontro dos Rios, Lençóis - Chapada Diamantina - Bahia -Brasil
CHAPADA ADVENTURE DANIEL © 2021. Todos os direitos reservados.