Dicas de Viagem

Chapada Diamantina: O que fazer no Vale do Pati por 5 dias?

A Chapada Diamantina é encantadora com seus mais de 1520 km quadrados de belezas naturais, como cânions, cachoeiras, grutas, poços, piscinas naturais, morros e rios! O Trekking do Vale do Pati é um dos atrativos turísticos da Chapada Diamantina mais desejados pelos amantes de longas caminhadas em meio a natureza. O trekking do Vale do Pati se caracteriza por caminhadas extensas em áreas planas, porém com vários momentos de subidas e descidas íngremes e passagens por leitos de rios, o que o classifica com nível elevado de esforço físico. As hospedagens são em casa de moradores, casas simples mas bem receptiva. A cada instante nos deparamos com paisagens incríveis que nos faz pensar, compreender e admirar toda a natureza local e a nossa própria vida.

Mais afinal o que fazer no Vale do Pati em 5 dias?

Primeiro dia: Saída de Lençóis até a entrada da trilha no Guiné, por onde iniciaremos o trekking do Vale do Pati, passaremos pelos campos de altitude dos Gerais do Rio Preto e pelo magnífico Mirante do Pati, parada obrigatória para apreciar o caminho que faremos nos próximos dias e claro, registrar este momento com fotografias. Caminharemos em torno de 12 km, em trechos com subidas e descidas, atravessaremos o Rio Preto e chegaremos na primeira casa de morador onde teremos o jantar feito por nativos e uma caminha para descansar para a aventura no segundo dia.

Segundo dia: Após o farto café da manhã na casa em que estaremos hospedados, seguiremos o nosso trekking do Vale do Pati por mais 15 km aproximadamente, neste dia teremos subidas e descidas íngremes, passagem por gruta escura, subiremos o Morro do Castelo, será o dia em que iremos mais alto (1600 metros) durante a expedição de 5 dias, e na descida iremos até a Cachoeira dos Funis para um banho energizante em águas geladas, no final iremos para a casa de nativo onde teremos um jantar feito por eles e nosso pernoite.

Terceiro dia: Depois do café da manhã, partiremos para mais um dia de expedição pelo Vale do Pati, teremos o dia mais difícil, com aproximadamente 16 km de caminhada, levando nossos pertences, com trechos de subidas e descidas, mas vale a pena, teremos uma vista de impressionar, com parada para registrar o visual do Vale do Cachoeirão, veremos a queda por cima, olhar para o fundo de 280 metros onde cai a cachoeira é apaixonante!

Quarto dia: Depois do café da manhã, em horário combinado com o guia, partiremos para o nosso quarto dia de trekking no Vale do Pati, este dia é o mais tranquilo da expedição, serão  aproximadamente 10 km de caminhada, passaremos por lindas paisagens, visitaremos o Poço da Árvore além de termos a vista do Castelo de frente, ideal para fotografias, teremos a noção do porque do nome castelo, ao final, partiremos para o nosso último pernoite em uma casa mais próxima a saída.

Quinto dia: Algumas vezes o guia combina de sairmos mais cedo para não pegarmos tanto sol durante a famosa Subida do Império, mas claro, teremos o nosso farto café da manhã no último dia na casa de nativo. Iremos em direção a cidade de Andaraí que é a saída mais tradicional do trekking do Vale do Pati, no alto da Subida do Império teremos uma linda vista e começaremos a nos despedir do famoso Vale do Pati, com a sensação de dever cumprido e sonho realizado. Antes de embarcar em um carro para Lençóis, que tal experimentarmos os sorvetes da famosa sorveteria Apolo em Andaraí?

O que está incluso em nossos pacotes para a expedição no Vale do Pati – 5 dias?

  1. Hospedagem em casa de nativos;
  2. Jantares em casa de nativos feito por eles;
  3. Café da manhã na casa de nativos feito por eles;
  4. Transporte de Lençóis até o início da trilha;
  5. Transporte do final da trilha em Andaraí até Lençóis;
  6. Guias locais e experientes;
  7. Seguro de acidente pessoal;
  8. Lanche na trilha respeitando às restrições alimentares.
  9. Transfer in e out da rodoviária de Lençóis até a sua hospedagem em Lençóis (com exceção se for no Barro Branco);
  10. Transfer in e out do aeroporto de Lençóis até a sua hospedagem em Lençóis (com exceção se for no Barro Braco);
  11. Caso venha de carro, temos garagem para você deixar o carro;
  12. Guarda volume para deixar bagagem extra;
  13. Logística de travessia, entrada pelo Guiné e saída por Andaraí.

Importante saber antes de planejar seu trekking para o Vale do Pati:

  • * As casas dos moradores são simples, os banheiros são coletivos e não há chuveiro com água quente e a energia é originária de placas solares.
  • * Em época de baixa temporada, conseguimos reservar quarto para casal nas casas de nativos com reservas antecipadas.
  • * Há venda de produtos e bebidas nas casas de nativos, é importante levar dinheiro trocado.
  • * Não leve peso atoa na mochila, clique no link abaixo sobre o que levar na mochila para o Vale do Pati.
  • * Antes de comprar seu pacote para o Trekking do Vale do Pati, certifique-se do que está incluso, como por exemplo, transporte de Lençóis até o início da trilha, jantares na casa de moradores feitos pelos moradores ou serão feitos pelos guias, se o lanche na trilha está incluso e etc.
  • * Não há sinal de TV, internet ou celular.
  • * A travessia exige preparo físico.
  • * Há exposição solar por quase toda a trilha.
  • * Não é necessário levar material de camping, pois a casa tem estrutura como cama, roupa de cama, lençol e toalha de banho.

A distância de recursos tecnológicos como internet, sinal de celular e sinal de Tv, proporciona aos viajantes uma imersão no seu “eu”, desconectados do mundo e conectados consigo mesmo. Uma grande parte dos que fazem a travessia do Vale do Pati dizem que é uma experiência desafiadora, incrível e singular. E ai, partiu, Vale do Pati?

Por Flávia Brivio

Veja também:

Pacotes com Transfers

Chapada Diamantina: considerada um dos ecossistemas mais ricos do mundo

Escolha seu Pacote Agora


CADASTUR é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo
Chapada Adventure Daniel


Certificado de Excelência

Chapada Adventure Daniel Certificado de Excelência2016Certificado de Excelência2017Certificado de Excelência2018Certificado de Excelência2019Certificado de Excelência2020


Central de Atendimento

Chapada Adventure Daniel CHAPADA ADVENTURE DANIEL - CNPJ 15.642.280/0001-09
Rua Comendador Antônio Botelho de Andrade, Quadra 24 lote 07, Encontro dos Rios, Lençóis - Chapada Diamantina - Bahia -Brasil
CHAPADA ADVENTURE DANIEL © 2021. Todos os direitos reservados.